ÍDOLOS DO ATLETISMO

Keila Costa, ídolo do atletismo, celebra os 40 anos de vida

Keila Costa completa 40 anos: primeira brasileira a conquistar uma medalha em Mundiais (Foto: Divulgação)

Medalhista de bronze no Mundial Indoor de Doha-2010 no salto em distância e, também, de bronze no Mundial Sub-20 de Kingston-2002, no triplo, a pernambucana continua ligada ao atletismo como voluntária no Recife e sonha com seu Instituto Social

Bragança Paulista – A pernambucana Keila Costa, que representou o Brasil em quatro edições olímpicas - Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016 -, comemora 40 anos nesta segunda-feira (6/2) e recebe os parabéns da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por sua dedicação e resultados expressivos, tanto assim que faz parte do Programa Ídolos Loterias Caixa. 



“Parece mentira, mas os 40 anos chegaram”, disse Keila, nascida no Recife, a 6 de fevereiro de 1983, e criada na cidade de Abreu e Lima, na região metropolitana da capital, onde chegou a ser secretária de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, após a sua aposentadoria das competições. 



No Mundial indoor de Doha, realizado em 2010, no Catar, Keila conquistou a medalha de bronze no salto em distância, com a marca de 6,63 m, no dia 14 de março. Ela já havia ganhado o bronze no salto triplo no Mundial Juvenil, hoje sub-20, de Kingston-2002, na Jamaica, com 13,70 m (ficou a 4 cm da prata). Aos 19 anos, tornou-se a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em um Campeonato Mundial de Atletismo.



Keila alcançou um espaço muito importante no esporte. Ela disputou os Mundiais ao ar livre de Osaka-2007, no Japão, Berlim-2009, na Alemanha, Daegu-2011, na Coreia do Sul, Moscou-2013, na Rússia, e de Pequim-2015, na China. Disputou três finais, ficando em 7º lugar no salto triplo, com 14,40 m, e no salto em distância, com 6,69 m, no Mundial de Osaka.



“Estou trabalhando como personal trainer e sou voluntária em ações com os 11 atletas dos saltos horizontais do Sport Recife e da Associação de Apoio a Pessoas com Deficiência (AAPD), ambas de Pernambuco. Mas sonho em montar o meu instituto social e espero poder ajudar muito mais crianças”, disse a ex-atleta. Keila continua treinando forte. “Agora estou fazendo corridas de até 10 km e crossfit. Estou curtindo porque preciso estar bem para demonstrar os saltos para os atletas, ou tentar”, disse, sorrindo.



Keila, que anunciou a sua aposentadoria no início de 2022, tem muitas conquistas na carreira como atleta. Além do Mundial Indoor e do Sub-20, ganhou medalhas de prata no salto triplo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e no Rio-2007, e no salto em distância também no Rio-2007.



As melhores marcas pessoais da atleta são 6,88 m (-0.1) no salto em distância, feita em Belém, no Pará (20/5/2007) e 14,58 m (2.0) no salto triplo, marca obtida em São Paulo (7/6/2013).



Keila começou a praticar atletismo com 9 anos em Abreu e Lima. A infância de brincadeiras de rua a levou ao esporte escolar. Em 1993, o professor Roberto de Andrade viu que Keila tinha algo especial: a facilidade para a velocidade e para os saltos. Disputou os Jogos Escolares e, no ano seguinte, já treinava duas vezes por semana de maneira recreativa, recebendo doces e pipoca como recompensa. Passou a fazer parte do projeto Atletas com Futuro, liderado pelo professor Roberto. Com o tempo, os treinos foram ganhando intensidade da mesma forma que os resultados foram aparecendo nas categorias de base e depois no adulto.



O treino de verdade começou quando Keila tinha de 13 para 14 anos. Em 1997, já disputava o salto em distância e o triplo – dobradinha que, à exceção de tempos de lesões, sempre manteve em seu programa de competições. Em um Norte-Nordeste naquele ano, ainda na categoria Sub-18, venceu entre os juvenis, com dois anos a mais.



Como o Parque Santos Dumont está fechado para reforma, Keila dá seus treinos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.