BUSCA PELA VAGA

Brasileiros 'invadem' a Europa de olho no Mundial de Budapeste

Rafael Pereira, que já iniciou sua preparação, compete etapas da Diamond League (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Um grande número de atletas vai disputar vários meetings internacionais, buscando os índices exigidos e a classificação pelo ranking de pontos da World Athletics para a competição, que será realizada na Hungria de 19 a 27 de agosto deste ano; o prazo máximo para a qualificação termina em 31 de julho

Bragança Paulista - Um grande grupo de brasileiros já está na Europa para a disputa de várias competições em busca de índices exigidos e de pontos importantes para o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto. O Meeting Jaén Paraíso Interior, por exemplo, reunirá vários representantes do Brasil. A competição válida pela série bronze da World Athletics Continental Tour será disputada na sexta-feira (26/5), na cidade espanhola de Andújar.



O mineiro Eduardo Ribeiro, o Dudu (Pinheiros-SP), é um deles. Quarto colocado no Ranking Mundial dos 800 m de 2023, com a marca de 1:45.10, obtida no dia 7 de maio, em Bragança Paulista (SP), ele tem a previsão de disputar oito meetings internacionais até o dia 18 de julho. Dudu está em Lisboa, Portugal, juntamente com os outros atletas que alugaram uma casa de um atleta português. São eles: Jaqueline Weber, Leandro Prates, Maria Lucineida Moreira, Mirelle Leite, Simone Ponte Ferraz e Tatiane Raquel da Silva, num grupo que terá a coordenação do professor Clodoaldo Lopes do Carmo.



Outros atletas que devem competir em Andújar são Mirelle Leite da Silva (AAPD-PE), Samory Uiki (Sogipa-RS) e Lucas Rodrigues da Silva (Equipe Medex-RJ).



Nesta quinta-feira (25/5) estão previstas as participações dos velocistas Erik Cardoso e Felipe Bardi dos Santos (ambos do SESI-SP) , de Gabriel Boza (APA-SP), Lorraine Martins (Pinheiros-SP) e Ketiley Batista (ASPMP–SP) no Torneio Internacional de Atletismo do Chipre, em Limassol, e de Gabriel Constantino (Equipe Medex-RJ) no Meeting de Milão, na Itália.



Outros brasileiros que vão competir na Europa são Fernando Ferreira (IEMA-SP), Letícia Oro Melo (Corville-SC), Rafael Pereira (AABLU-SC) e Rosângela Santos (Equipe Medex-RJ), entre outros como os integrantes do Programa Conexão Santiago, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) - a preparação para o Pan-Americano do Chile, em outubro e novembro, também está entre os objetivos dos atletas na temporada.



No caso dos atletas do Pinheiros - Dudu, Maria Lucineida e Leandro Prates -, Clodoaldo aposta em situações diferentes. "Dudu já teve uma experiência no ano passado na Europa. Vai um pouco mais maduro e numa condição melhor. No ano passado, ele teve um crise forte de asma no Brasil e perdeu muitos treinos, chegando lá ainda entrando em forma. Agora está bem melhor. Não temos nenhum problema O mais importante é a possibilidade dele competir com atletas de alto nível, que tenham resultados melhores do que ele, adversários que possa enfrentar no Pan, Mundial e Olimpíada", comentou o treinador. "O grande objetivo é melhorar seus tempos e talvez até conseguir o índice olímpico."



Clodoaldo ressalta que os objetivos no caso de Leandro e Lucineida são o de ganhar experiência internacional. "A Maria vai participar de provas boas, se mostrar no cenário internacional e ver que não existem bichos de sete cabeças. É competir com meninas fortes e que ela possa melhorar resultados", disse. "Já Leandro pegou uma gripe antes de viajar, mas certamente estará bem para competir em sua estreia na Europa. Sei que será permeada com nervosismo, em países distantes, línguas diferentes. Na primeira prova estarão sozinhos. Vamos ver como eles vão se comportar diante de tudo isso". Leandro e Maria estreiam neste sábado (27/5), em Manchester, na Grã-Bretanha.



Letícia Oro Melo, medalha de bronze no salto em distância no Campeonato Mundial do Oregon-2022, e Rafael Pereira, recordista sul-americano dos 110 m com barreiras, competem em provas da Liga Diamante, o principal circuito de meetings da WA. Letícia salta no dia 2 de junho, em Roma, na Itália, enquanto Rafael corre neste domingo (28/5) na etapa de Rabat, no Marrocos.



PRAZOS - Os atletas buscam os índices exigidos pela World Athletics e a qualificação por pontos, outra maneira de garantir participação no Mundial, dentro do "sistema de score" de cada prova, lembrando que há prazos estabelecidos para isso. Na maratona e nos 35 km marcha atlética, as marcas são consideradas no período de 1 de dezembro de 2021 até 30 de maio de 2023, ou seja, termina na próxima terça-feira. Nos 10.000 m, 20 km marcha e provas combinadas, o prazo é de 31 de janeiro de 2022 até 30 de julho de 2023, mesma data que encerra a qualificação para as demais provas de pista e campo, iniciadas em 31 de julho de 2022.



Nos revezamentos, o Brasil tem o 4x100 m masculino e 4x400 m misto atualmente classificados. O 4x100 m ocupa o sétimo lugar e o 4x400 m misto está em 14º, sendo que a competição oferece 16 vagas para a especialidade.



Seis atletas, por enquanto, estão qualificados para Budapeste: Renan Gallina (AA Maringá-PR), nos 200 m; Caio Bonfim CASO-DF), nos 20 km e nos 35 km marcha atlética; Daniel Ferreira do Nascimento (ANR-Ijuí-RS), na maratona; José Márcio Leão (APA-Petrolina-PE), também na maratona; Alison dos Santos (Pinheiros-SP), nos 400 m com barreiras; e Viviane Santana Lyra (Praia Clube-MG), nos 35 km marcha atlética.



Para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, já começaram os prazos de obtenção de índices na maratona, marcha de 20 km e 35 km, 10.000 m e provas combinadas . Nas demais provas, o período começa no dia 1 de julho de 2023, com data final prevista para 4 de julho de 2024.



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio as competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.