Assembleia Geral da CBAt aprova as contas da entidade em 2022
História da CBAt
A CBAtNa década de 1970, a CBD foi extinta. Os esportes que ainda estavam sob a sua administração, formaram entidades especializadas. Neste grupo estavam o futebol, que fundou a CBF, e o Atletismo, que criou a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Fundada em 2 de dezembro de 1977, a CBAt passou a operar oficialmente em 1979. A fundação da CBAt fez o Atletismo subir de patamar. Tanto que, a partir de meados da década de 1980, a entidade passa a mandar os atletas (quando devidamente qualificados) aos eventos oficiais no exterior. O calendário nacional passa a contemplar todas as modalidades atléticas – pista e campo, rua, cross country, marcha) e várias categorias de idade.
Nesse período, o Brasil passou a organizar eventos de primeira linha, como Campeonatos Ibero-Americanos e Sul-Americanos, além de Meetings como o GP Brasil Caixa de Atletismo, etapa do IAAF World Challenge. O País também foi sede de três Campeonatos da IAAF: Mundial Feminino de 15 km (Rio 1989), Mundial de Ekiden – maratona em revezamento (Manaus 1998) e Mundial de Meia Maratona (Rio 2008). Foram criados os programas de apoio a atletas e treinadores. Atletas, técnicos, árbitros e clubes passaram a ter lugar na Assembleia Geral da CBAt, poder maior da entidade.
Nos anos 2000, o esporte-base nacional passou a ter como patrocinador oficial a CAIXA, empresa pública centenária, de reconhecido papel social, junto a todas as camadas da população nacional. Além de formar as seleções brasileiras para as principais competições internacionais, entre elas, o Campeonato Mundial de Atletismo e Jogos Olímpicos, a CBAt também é responsável pela realização dos Campeonatos nacionais de todas as categorias (Sub-20, Sub-18 e Sub-16), além do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo e as Copas de Marcha Atlética e de Cross Country.
Compõem a CBAt as Federações do Atletismo dos 26 Estados e do Distrito Federal. Na Assembleia Geral, além das Federações, participam os nove representantes dos atletas, medalhistas olímpicos, representantes dos árbitros eleitos durante o Troféu Brasil de Atletismo de 2018 (mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2020), representantes dos treinadores eleitos durante o Troféu Brasil de Atletismo de 2018 (mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2020), o(s) membro(s) brasileiro(s) integrantes do Conselho da IAAF, os presidentes ou representantes das cinco entidades de prática do Atletismo (Clubes/Associações), registradas no sistema da CBAt há pelo menos 2 (dois) anos, melhores classificadas no Troféu Brasil de Atletismo de 2018, os presidentes ou representantes das duas entidades de Prática do Atletismo (Clubes/Associações), melhores classificadas nos Campeonatos Brasileiros de Atletismo Sub-20 de 2018, e os presidente ou representantes das duas entidades de Prática do Atletismo (Clubes/Associações), melhores classificadas nos Campeonatos Brasileiros de Atletismo Sub-18 de 2018.