
Darlan Romani
Atletismo
Treinador: Wagner Jose Alberto Carvalho Domingos
Darlan Romani
Data e local de nascimento: 9/4/1991, Concórdia (SC)
Prova: arremesso do peso
Principais conquistas: Medalha de ouro no Campeonato Mundial Indoor de Belgrado-2022 ouro no Pan-Americano de Lima-2019, campeão dos Jogos Mundiais Militares de Wuhan-2019 ouro na Copa Continental de Ostrava-2018 prata na Liga Diamante na final de Bruxelas-2019.
Recordista sul-americano do arremesso do peso ao ar livre (22,61 m) e em pista coberta (22,53 m), é um dos maiores vencedores do atletismo brasileiro. Desde 2010, e sob a orientação do especialista cubano Justo Navarro, experimentou uma evolução constante: saiu de 17,19 m para mais de 22,00 m.
O grande resultado de Darlan foi conquistado no Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, em 2022, quando venceu sua prova com a excelente marca de 22,53 m, quebrando o recorde sul-americano da categoria e o recorde do campeonato. Na Stark Arena, o brasileiro deixou para trás grandes nomes da modalidade. O bicampeão olímpico e recordista mundial Ryan Crouser, dos Estados Unidos, ficou com a medalha de prata, com 22,44 m.
Darlan faz parte da elite mundial do arremesso de peso. Ele respeita e é muito respeitado por atletas como o próprio Crouser, Joe Kovacs e Tom Walsh.
Em 13 anos como atleta de alto rendimento, teve de superar algumas dificuldades. Em 2011 mudou sua técnica de arremesso para poupar os joelhos no deslocamento. Perdeu quase toda a temporada, mas a mudança foi inevitável porque estava ameaçado de ter que deixar o esporte. Em 2021, ficou seis meses sem competir por ter enfrentado uma lesão nas costas (operou uma hérnia de disco) e pegou COVID-19.
A superação é uma marca forte de sua personalidade. Mesmo com os problemas enfrentados em 2021, ano da Olimpíada de Tóquio, fez o melhor possível e ficou com o quarto lugar. A pandemia atrapalhou, em função do fechamento dos clubes e dos centros de treinamento. Ele improvisou seus treinos num terreno vizinho de sua casa e numa academia montada na garagem com aparelhos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
No Pan-Americano de Lima, em 2019, foi campeão com a excelente marca de 22,07 m e depois de superar a febre, causada por uma infecção de garganta. Comemorou muito a vitória - vibrou, gritou, foi até o seu treinador... - depois de quase não competir por causa da doença.
No Mundial de Doha, em 2019, conseguiu a marca de 22,53 m em seu segundo arremesso - seria campeão mundial e olímpico de todas as edições anteriores das competições com esse resultado. Mas a prova foi a mais forte de todos os tempos e ficou sem o bronze ao ser superado na sexta e última tentativa dos competidores. Darlan tem também o quarto lugar na Olimpíada de Tóquio-2021 e nos Mundiais Indoor de Portland-2016 e de Birmingham-2018, sempre em provas fortes e com marcas expressivas.
O início - O arremessador, que pensava em ser motorista de ônibus quando criança - seu pai tinha uma empresa de transporte no Oeste de Santa Catarina -, começou no esporte aos 13 anos, em Concórdia, por influência de seu irmão. A princípio não tinha pretensão de se profissionalizar.
Aos poucos, ao ficar mais forte fisicamente, começou a vencer provas e tomar gosto pelas viagens. Logo percebeu que o esporte exigiria dedicação e sacrifícios e encarou a carreira, mesmo a contragosto dos pais, que prefeririam que ele se dedicasse à empresa de transporte. Deixou a casa dos pais na cidade catarinense de Concórdia e mudou-se para Uberlândia (MG), aos 18 anos.
Aos 19 anos, Darlan foi o sexto colocado no Campeonato Mundial de Juvenis (atual sub-20), em Moncton, Canadá. A partir daí, o cenário do alto nível foi aberto.
Darlan tem uma empresa de transporte. Louco por carros, ônibus e caminhões para controlar o estresse do dia a dia, o atleta que tem uma kombi reformada pelo programa de Luciano Huck, o "Lata Velha", tem um remédio: dar voltas em seu caminhão.
Na temporada de 2023 defende o Praia Clube, de Uberlândia, Minas Gerais. É casado com Sara Romani, ex-atleta do salto com vara, e pai de Alice e Helena.
Integra o Programa Ídolos Loterias Caixa do Atletismo.
+ NOTÍCIAS
LINKS IMPORTANTES