categoria
Atletismo
A entidade faz aniversário neste dia 2 de dezembro e junto com a sua comunidade comemora também a renovação com as Loterias Caixa por quatro anos, no ciclo olímpico até os Jogos de Los Angeles 2028: mais do que um presente, é um marco para o atletismo brasileiro!
CBAt comemora 47 anos com renovação de contrato com a CAIXA até Los Angeles
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) completa neste dia 2 de dezembro de 2024 os 47 anos de sua fundação. Comemora mais um aniversário carregando o orgulho de 21 medalhas olímpicas conquistadas, duas delas nos Jogos de Paris 2024, e imensamente feliz pela renovação do contrato com a CAIXA e Loterias Caixa, até os Jogos de Los Angeles 2028, dando sequência a uma história que já tem 23 anos.
"Em nome do Conselho agradeço, saúdo e aplaudo a todos que ajudaram na construção da história vitoriosa do atletismo brasileiro", destacou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
"Estamos imensamente felizes por poder anunciar a renovação do contrato com a CAIXA e as Loterias Caixa por quatro anos, conquista que nos dará tranquilidade para trabalharmos durante todo o ciclo olímpico de Los Angeles. Somos muito gratos a CAIXA pela confiança no nosso trabalho e no atletismo brasileiro. Essa renovação é mais do que um presente, é um marco!", afirmou Wlamir Motta Campos.
A fundação da CBAt ocorreu no Rio de Janeiro, com a desativação da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que gerenciava os esportes no País e a entidade começou a operar no início de 1979.
A sede da entidade é na cidade de Bragança Paulista (SP) desde janeiro de 2019, numa área de cerca de 81 mil metros quadrados. Também funciona no local o Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), grande orgulho da modalidade, com estádio para competições e estrutura para treinamento.
A entidade conta com 16.555 atletas, 2.574 integrantes de comissões técnicas, 452 entidades de prática e 7.907 árbitros, uma comunidade gigante e que se orgulha por integrar o atletismo, modalidade que é número 1 no programa olímpico.
A CBAt chega aos 47 anos como uma das confederações brasileiras protagonista do olimpismo no Brasil, uma entidade forte, respeitada e reconhecida no meio esportivo e junto ao Governo, ao mercado publicitário, aos patrocinadores e a sociedade.
Na pista, a CBAt participou de todo o calendário internacional com suas seleções, deu ênfase a preparação olímpica e a campanha do Atletismo Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 deixou evidente o trabalho. Superou a de Tóquio na cor das medalhas e no número de finais, com 44 atletas (20 mulheres e 24 homens) e num ciclo de trabalho mais curto, de três anos e não quatro. O balanço incluiu 2 medalhas (1 de prata e 1 de bronze) em 6 finais, 4 semifinais, 1 recorde sul-americano, 3 recordes nacionais, 4 melhores marcas pessoais e 3 melhores marcas da temporada.
O atletismo conquistou a histórica medalha de prata de Caio Bonfim na marcha atlética 20 km. Alison dos Santos, Piu, conquistou sua segunda medalha de bronze, repetindo Tóquio, nos 400 metros com barreiras, prova que vem sendo considerada excepcional nos últimos anos, com as melhores marcas de todos os tempos.
A CBAt realizou um calendário completo de competições nacionais, com destaque para os Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20, Sub-23 - em várias cidades e Estados do Brasil - e o Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo, que foi em São Paulo, numa parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), muito atraente com telões de led, inovações para o público, presença da mídia, transmissão ao vivo (Time Brasil e TV Atletismo Brasil), medalha em homenagem a João do Pulo, 6 índices olímpicos conquistados ou ratificados, 11 para o Mundial Sub-20 e 1 estabelecido, 2 recordes sul-americanos, 3 brasileiros e 5 do Troféu.
Na outra ponta o Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 - porta de entrada nas competições nacionais -, evidenciou novos atletas com bons resultados e o ótimo trabalho dos Centros de Formação da CBAt, os 60 centrinhos de iniciação, descoberta e formação de talentos que levaram atletas ao pódio.
Mais as Copas de Marcha Atlética, Cross Coyntry, Meio-Fundo e Fundo e de Provas Combinadas, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva (universitário) e a Taça Máster, pela bandeira do #somosatletismo.
A gestão deu um salto grande, com uma plataforma digital única, capaz de transmitir informações a toda comunidade do esporte, ao mercado publicitário e aos fãs, com clareza e transparência. O website da CBAt, integrado pelo Sistema de Gestão Esportiva (SGE), que está no ar desde o meio de 2024, foi citado como referência pela World Atlhetics como ferramenta estruturada para buscar 'valor duradouro' para os fãs, os participantes do atletismo, os stakeholders e patrocinadores.
A CBAt levou a sua comunidade valores de sustentabilidade - com reciclagem de lixo, campanha sobre o uso consciente da água e plantio de árvores -, Jogo Limpo - com informações sobre o antidoping -, atuou para a equidade de gênero, fortaleceu entidades e comissões (STJD, Conselho de Ética, Comissão de Atletas e Comitê Feminino), participou de eventos importantes - Summit de Corridas de Rua e COB Expo, a feira de todos os esportes.
Ampliou a capacitação a arbitragem e treinadores, inclusive com cursos da World Athletics Nível II para Treinadores.
"Temos a certeza de que a CBAt se consolida e se fortalece, fruto do trabalho dos seus atletas, treinadores, colaboradores, membros de comissões multidisciplinares, árbitros, gestores, federações, clubes e de todos que fazem o atletismo", ressaltou Wlamir Motta Campos, que agradeceu aos patrocinadores CAIXA e Loterias Caixa, Puma, que tem contrato até 2032, Pista e Campo, PlayPiso e Max Recovery. E também ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), a Sul-Americana e a World Athletics, entidades as quais a CBAt é vinculada no movimento olímpico.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE:
Atletismo
03/12/2024
Atletismo Brasil se apresenta para o Campeonato Sul-Americano Sub-18 em San Luis
02/12/2024
CBAt comemora 47 anos com 21 medalhas olímpicas e sucesso de gestão
01/12/2024
Caio Bonfim é indicado ao Troféu Rei Pelé e ao Atleta da Torcida, além de ser o Melhor do Ano do Atletismo
28/11/2024
Gianetti Sena Bonfim, treinadora de medalhista olímpico, elogia curso Nível II da World Athletics
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240