RELACIONADAS
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240
categoria
Atletismo
A competição será realizada de 28 a 30 de março, com seis etapas, duas por dia, em Bragança Paulista, reunindo atletas federados e universitários sob a bandeira #somosatletismo. A inspiração não poderia ser melhor do que ter o grande bicampeão olímpico do salto triplo dando nome a competição.
Universitários de Maringá, campeões em 2024, Medicina Einstein, vice
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou o programa horário do 4º Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, que será realizado de 28 a 30 de março, em Bragança Paulista, São Paulo. Inserido na filosofia da CBAt, de aglutinar todas as áreas do atletismo, representada pelo slogan #somosatletismo, a competição junta na mesma disputa atletas federados e universitários. A TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt, transmite a competição ao vivo.
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva será disputado no estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/n, Campo Novo, Bragança Paulista-SP) e começa às 6 horas de sexta-feira (28/3) com a disputa da marcha atlética 20 km para atletas federados.
A competição terá seis etapas, duas por dia, e termina no domingo, a partir das 16:30 com a disputa de provas do revezamento 4x400 m para universitários e federados, masculino e feminino (final por tempo).
Nada mais apropriado do que o evento levar o nome do bicampeão olímpico, ídolo do atletismo e inspiração que foi organizador, por anos, de competições universitárias.
VEJA O PROGRAMA HORÁRIO COMPLETO
Adhemar Ferreira da Silva é nome que sempre figura no topo da lista de destaques da história olímpica e do atletismo brasileiro. A maior consagração do paulistano Adhemar, que era dono de uma técnica elegante e altiva no salto triplo, foi o bicampeonato olímpico nos Jogos de Helsinque-1952, na Finlândia, e de Melbourne-1956, na Austrália. Foi o primeiro atleta sul-americano bicampeão em um evento individual na história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, iniciada em 1896.
Adhemar foi destaque em sua geração – quebrou cinco vezes o recorde mundial do salto triplo e foi tricampeão pan-americano – medalhas de ouro nos Jogos de Buenos Aires-1951, Cidade do México-1955 e Chicago-1959.
Adhemar Ferreira da Silva nasceu em 29/9/1927 e morreu em 12 de janeiro de 2001, aos 73 anos, em São Paulo (SP).
O Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, foi o campeão do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo de 2024 (268 pontos), com o Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlandia (MG), em segundo (235 pontos) e o ADC São Bernardo em terceiro (129 pontos).
Os melhores atletas da competição foram Matheus Lima (EC Pinheiros) e Anny Caroline de Bassi (IA Balneário Camboriú/FMEBC-SC).
Entre as Universidades, o destaque foi a UEM, de Maringá, Paraná, campeã geral (613,5 pontos) e também no feminino (298) e masculino (315,5). A Medicina Einstein, de São Paulo, foi a vice-campeã (140,5 pontos) e a terceira colocada a Medicina Mogi (120 pontos).
A inscrição dos atletas podem ser feitas de forma on-line (https://sge.cbat.org.br/inscrição/evento), de 3 a 10 de março. Para os atletas das Atléticas, Ligas Universitárias e ou Instituições de Ensino Superior, as inscrições deverão ser encaminhadas por e-mail para: tecnico@cbat.org.br, com nome da entidade e abaixo uma lista completa separada em masculino e feminino, onde conste nome completo do atleta-aluno, data de nascimento, prova a ser realizada, e marca ou resultado (se possuir).
O regulamento da competição pode ser encontrado na Nota Oficial 23/2025 (https://sge.cbat.org.br/_uploads/arquivoDocumento/1eMapa2ZT_rUgM5dG_XjBhlrelCaFJUYk.pdf)
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
VEJA MAIS NOTICIAS SOBRE:
Atletismo
28/02/2025
Clubes têm prazos para pedir bilhetes aéreos ao CBC para o Brasileiro Sub-23
27/02/2025
CBAt divulga programa horário do Troféu Adhemar Ferreira da Silva
26/02/2025
Ana Azevedo e Regiclécia da Silva são destaques no website da World Athletics
25/02/2025
Prêmio Melhor do Ano do Atletismo será em São Paulo, dia 23 de março