categoria
Mundial
Velocista de 21 anos, que bateu recordes brasileiro e sul-americano da prova, corre pela medalha na manhã de sábado (22/3). July Ferreira, também estreante em Mundiais, melhorou o recorde nacional dos 1.500 metros que já era dela.
Mtheus Lima bate recorde do treinador Sanderlei, sul-americano e avança a final dos 400 m
(foto: Sona Maleterova/World Athletics)
Matheus Lima (Pinheiros-SP) está classificado para a final dos 400 metros do Mundial Indoor de Nanjing, na China. O velocista de 21 anos passou pela semifinal, nesta sexta-feira (21/3), com o quarto melhor resultado (46.22) entre os seis classificados para a decisão, que será no sábado (22/3), às 9h55 de Brasília.
O brasileiro superou o cansaço de fazer dois tiros de 400 metros no mesmo dia para chegar à final de seu primeiro Mundial adulto. Na eliminatória, realizada pela manhã na China, madrugada no Brasil, Matheus bateu os recordes brasileiro e sul-americano da prova. Venceu sua série com o tempo de 45.79, o segundo melhor dentre os 26 participantes.
Superou, assim, o recorde brasileiro estabelecido por seu técnico, Sanderlei Parrela, há 28 anos – 46.33, de 1997 –, e o recorde continental do colombiano Jhon Alejandro Perlaza (46.07), de 2019.
Matheus tem ganhado espaço no cenário internacional desde 2023, quando foi campeão sul-americano e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago nos 400 metros com barreiras. Em 2024, fez os 400 metros em 44.52, terceiro melhor tempo da história na América do Sul e segundo do Brasil, atrás apenas dos 44.29 de Sanderlei, que lhe valeu a medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999. Na mesma temporada, disputou os Jogos Olímpicos de Paris, e foi semifinalista dos 400 metros com barreiras. Matheus já está qualificado para o Mundial do Japão, de 13 a 21 de setembro, em Tóquio, na prova de barreiras.
A segunda etapa do Mundial também foi boa para July Ferreira da Silva Abrão (Praia Clube-Exército-Futel-MG), que bateu o recorde brasileiro dos 1.500 metros em seu primeiro Mundial. A meio-fundista de 30 anos alcançou a marca de 4:22.24, melhorando expressivamente o resultado anterior, que já era dela – 4:37.14, que lhe valeu a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano indoor, disputado em Cochabamba (Bolívia), em fevereiro.
O Mundial Indoor de Nanjing terá sequência com sua terceira etapa na noite desta sexta-feira (21/3), a partir das 23h05, no horário de Brasília. José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, e Pedro de Oliveira (Praia Clube-Exército-Futel-MG) estreiam no heptatlo – na versão indoor do decatlo, os atletas disputam sete provas.
Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) e Rafael Pereira (AABLU-SC) disputam as eliminatórias dos 60 metros com barreiras, a partir das 23h25, e Ana Azevedo (Pinheiros-SP) corre os 60 metros, às 0h15 – os três, assim como Balotelli, disputaram os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Almir enfrenta desclassificação - A nota triste da jornada foi a desclassificação de Almir Cunha dos Santos (Sogipa-SP) da final do salto triplo do Mundial Indoor de Nanjing, realizada na madrugada da sexta-feira (21/3), na qual havia conquistado a medalha de bronze. O Motivo foi o uso de sapatilha que não estava na lista das aprovadas pela World Athletics.
O recurso contra o brasileiro foi apresentado pelo quarto e quinto colocados na final. Assim que notificada, a delegação brasileira apresentou uma apelação, que não foi aceita. Almir, então, deixou o pódio. Hugues Fabrice Zango, de Burkina Faso, ficou com a medalha de bronze (17,15 m), e o jamaicano Jordan Scott assumiu a 4ª colocação (17,10 m).
As sapatilhas fazem parte de indumentária de uso livre dos atletas, autorizados a utilizar material de patrocinador próprio – o que é o caso de Almir Júnior. O atleta alegou que não tinha a informação de seu patrocinador de que a sapatilha usada na final não era permitida, e de que o material havia sido checado pela organização do Mundial na câmara de chamada, ou seja, antes da entrada na pista para final.
Tanto os delegados da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que acompanham a equipe na China divulgaram a lista de sapatilhas aprovadas para os brasileiros, assim como a World Athletics divulgou a listagem de calçados permitidos antes da realização do Mundial.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240