VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Matheus Lima é o 6º colocado na final dos 400 metros do Mundial Indoor de Nanjing

categoria

Mundial

Em seu primeiro Mundial adulto, atleta de 21 anos encerra sua participação como recordista brasileiro e sul-americano da prova; penúltima etapa do Mundial será na noite deste sábado (22/3), com o Brasil no heptatlo e nos 60 m com barreiras feminino.

POSTADO EM: 22/03/2025
Imagem de capa da notícia: Matheus Lima é o 6º colocado na final dos 400 metros do Mundial Indoor de Nanjing

Matheus Lima, recordes brasileiro e sul-americano e 6º lugar no Mundial de Nanjing

(foto: Wagner Carmo/CBAt)

O cearense Matheus Lima (Pinheiros-SP) encerrou sua participação no Mundial Indoor de Nanjing, na China, com dois recordes e o 6º lugar na final dos 400 metros, na manhã deste sábado (22/3). O atleta de 21 anos, que disputou seu primeiro Mundial adulto, fez a marca de 46.94, na prova vencida pelo americano Christopher Bailey, com 45.08.

Na eliminatória, realizada na madrugada de sexta-feira, Matheus bateu os recordes brasileiro e sul-americano da prova. Venceu sua série com o tempo de 45.79, superando o recorde nacional estabelecido por Sanderlei Parrela, seu técnico, em 1997 (46.33) e a marca continental que era do colombiano Jhon Alejandro Perlaza, desde 2019 (46.07). 

Matheus tem ganhado espaço no cenário internacional desde 2023, quando foi campeão sul-americano e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago nos 400 metros com barreiras. Em 2024, fez os 400 metros em 44.52, terceiro melhor tempo da história na América do Sul e segundo do Brasil, atrás apenas dos 44.29 de Sanderlei, que lhe valeu a medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999. Na mesma temporada, disputou os Jogos Olímpicos de Paris, sendo semifinalista dos 400 metros com barreiras. Matheus já está qualificado para o Mundial de Tóquio, em setembro, na prova de barreiras.

O Brasil também teve Regiclécia Cândido da Silva (Pinheiros-SP) na final do salto triplo. A brasileira de 23 anos, treinada por Tânia Moura, foi a 13ª colocada na decisão, com 13,40 m. A saltadora é a atual recordista brasileira em pista coberta, ao fazer seu melhor resultado pessoal (14,17 m), no Sul-Americano Indoor disputado em Cochabamba (Bolívia), em fevereiro. A cubana Leyanis Pérez Hernández foi a campeã, com 14,93 m.

Os olímpicos Rafael Pereira (AABLU-SC) e Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) chegaram às semifinais dos 60 metros com barreiras. Rafael ficou com a 11ª posição (7.67) e Eduardo, com a 20ª (7.85), na classificação final. 

Dois brasileiros estão na disputa do heptatlo, a versão indoor do decatlo. Após a realização de quatro provas (60 metros, salto em distância, arremesso do peso e salto em altura), José Fernando Ferreira Santana (Praia Clube-Exército-Futel-MG), o Balotelli, ocupa a 6ª posição, com 3.290 pontos, e Pedro de Oliveira (Praia Clube-Exército-Futel-MG) é o 9º, com 3.168.

A penúltima etapa do Mundial Indoor de Nanjing será disputada na noite deste sábado, no horário de Brasília. Além da sequência do heptatlo, o Brasil terá presença nas eliminatórias dos 60 metros com barreiras feminino, às 23h25, com Micaela Rosa de Mello (UCA-SC), que chegou a bater o recorde sul-americano da prova (8.02) nesta temporada.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia