VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Estão abertas as inscrições para o 2º Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha

categoria

Brasileiro

A competição será realizada no Parque Nacional do Itatiaia, em Itatiaia, no Rio de Janeiro (com altitudes entre 600 m e 2.791 m), nos dias 6 e 7 de junho. As inscrições podem ser feitas pelos clubes até o dia 6 de maio no site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

POSTADO EM: 22/04/2025
Imagem de capa da notícia: Estão abertas as inscrições para o 2º Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha

Giovanna em corrida no Parque Nacional do Itatiaia

(foto: Wladimir Togumi/Divulgação)

Já estão abertas as inscrições para o 2º Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, que será realizado no Parque Nacional de Itatiaia, em Itatiaia, Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de junho. As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 de abril e 6 de maio no site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição será realizada paralelamente ao evento de trail running da Evolution Itatiaia National Park (que tem regulamento e cronograma próprios).  

Poderão participar da competição nacional os clubes regularmente filiados às federações estaduais de atletismo. Para ser convocado para seleções em eventos internacionais o vínculo do atleta com o clube é obrigatório (todas as orientações estão disponíveis na Nota Oficial 69/2025 e no Regulamento do Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, no site da CBAt).

As provas do Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha:
Long Trail 100 km 4.900 m d+ (a partir de 20 anos)
Short Trail 46,2 km 1.960 m d+ (a partir de 20 anos)
Classic 12,4 km 520 m d+ (a partir de 18 anos)
Uphill 5 km 1.000 m d+ (a partir de 16 anos)
Junior 7 km 220 m d+ (de 16 a 19 anos) 

As inscrições das equipes participantes podem ser feita on-line no site da CBAt pelos clubes e seus atletas (https://sge.cbat.org.br/inscricao/eventos). Serão disponibilizadas quinze vagas por sexo, por prova, num total de 150 vagas. O atleta poderá ser inscrito em até duas provas, sendo que em uma delas poderá ser somente na Uphill. As vagas serão preenchidas obedecendo o critério de maior pontuação no Ranking Geral da International Trail Running Association (ITRA). 

Na inscrição, o atleta poderá fazer duas opções de provas, pois pode ser aceito em sua segunda opção no caso de ficar fora das vagas disponíveis em sua primeira escolha. Por exemplo: primeira Opção - Short Trail Uphill e segunda Opção - Classic. O Ranking da ITRA é sempre a base que será usada para o preenchimento das vagas.

Os equipamentos e vestuários obrigatórios, o sistema de classificação e pontuação das equipes, a premiação dos atletas, regras sobre o apoio e o abandono de provas, sobre o controle antidopagem e o uso de imagem e som são pontos que estão detalhados no regulamento. Todos os atletas deverão passar pelos pontos de controle e os tempos de corte serão informados após a definição dos percursos.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO

Um atrativo na disputa deste ano, o Parque Nacional do Itatiaia foi criado em 1937. Está localizado na Região Sudeste do Brasil, na Serra da Mantiqueira, nos municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais. O seu ponto mais alto é o Pico das Agulhas Negras. A área tem altitudes entre 600 m e 2.791 m, com um relevo formado por montanhas e elevações rochosas.

"O evento terá importância fundamental para a cidade de Itatiaia e o Parque Nacional do Itatiaia, para impulsionar o turismo, atrair investimentos e proporcionar visibilidade a região, e também para promover a consciência ambiental pela preservação, já que a prova será em uma Unidade de Conservação", disse Edvaldo Maciel, diretor Geral da Evolution Itatiaia National Park.

O Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha de 2024 foi realizado em Caparaó, Minas Gerais, com vitória de Célio Augusto da Rosa na prova mais longa da primeira edição (80 km, 9:51.28) e Susany Perardt (80 km, 11:55.05).

O 2º Campeonato Brasileiro de Corrida de Trilha e Montanha é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com apoio da Evolution Itatiaia National Park e da Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt).

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia