VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

João Maranhão segue para o Brasileiro Sub-18 pelo ouro e vaga no Ibero-Americano

categoria

Brasileiro

O potiguar de Cerro Corá João Arthur está preparado para buscar o bicampeonato nas provas combinadas e garantir qualificação para a competição internacional. O evento tem entrada gratuita na pista da Universidade Federal do Mato Grosso e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil.

POSTADO EM: 04/06/2025
Imagem de capa da notícia: João Maranhão segue para o Brasileiro Sub-18 pelo ouro e vaga no Ibero-Americano

Robinho e João Arthur Maranhão competem em Cuaibá por Cerro Cora

(foto: Debora Belarmino/CBAt)

O potiguar João Arthur da Silva Maranhão (AESC - Associação Esportiva e Sócio-Cultural Cerro Cora -RN) está empolgado com a chance de defender o seu título no decatlo no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, que será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, de sexta-feira a domingo (6 a 8/6).

Serão seis etapas, duas por dia, com entrada gratuita para o público no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367) e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O Campeonato recebeu a inscrição de 906 atletas (529 masculino e 377 feminino), de 166 clubes, de 23 Estados do Brasil. A categoria é a porta de entrada para as grandes competições internacionais. O Brasileiro vale qualificação para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de Assunção, no Paraguai, dias 5 e 6 de julho. Os atletas precisam estar no Ranking Ibero-Americano Sub-18 até a 6ª posição e entre os três primeiros no Brasileiro Sub-18 (1/1/2025 a 8/6/2025), dois por país por prova.

João Maranhão, de 17 anos, que vem se destacando nas competições nacionais nas provas combinadas, venceu sua última prova - foi ouro no decatlo, no Norte-Nordeste Sub-18 (6.304 pontos, em 5/5/2025). A sua melhor marca pessoal é 6.807 pontos, com o ouro na Copa Brasil de Provas Combinadas, em Bragança Paulista, São Paulo (8/3/2025). 

"Minha expectativa é muito boa. Tive uma pequena lesão no Norte-Nordeste, voltei ainda melhor, e estou preparado para chegar bem forte. Quero a vaga para o Ibero-Americano e o ouro", afirma o decatleta que gostava de esportes desde menino, fez futsal, dança e atletismo, no início por passatempo, até focar em resultados a partir de 2023. É campeão brasileiro sub-16 no pentatlo e sub-18 no decatlo.

"As expectativas são as melhores possíveis, de melhorar as suas marcas, conseguir o bicampeonato brasileiro e também ocupar o topo do Ranking Ibero-Americano - atualmente ele está em segundo. Quer assegurar a vaga no Ibero", afirma o treinador José Edilson de Oliveira, que há 20 anos trabalha com formação em Cerro Cora, atualmente num centro de treinamento da cidade, instalação da Prefeitura, com pista de barro - tem 30 atletas treinando e 30 crianças na iniciação. A AESC é um dos 60 Centros de Formação do Atletismo (CFAs) do Brasil, centrinhos como são chamados, programa de iniciação e desenvolvimento da CBAt. 

O professor Edilson cita ainda a presença de Robson Jean da Silva Araújo, de 16 anos, no salto com vara - Robinho saltava de forma improvisada, até recentemente. "Compramos vara, implementos novos, e ele evoluiu muito, saltou 4,30 m. Está super bem, depois que passou a fazer os treinos com condições e em segurança, desde que ganhamos o colchão da CBAt", ressalta Edilson. Cerro Corá foi o centrinho que venceu o edital da CBAt para a doação de um colchão oficial do salto com vara em 2023.

O Brasileiro Sub-18 terá início nesta sexta-feira (6/6), às 7:30 - horário do Mato Grosso (8:30 de Brasília) -, com a disputa dos 5.000 m marcha atlética e termina no dia 8/6 (domingo), com a realização da sexta etapa e a premiação das equipes campeãs.

PROGRAMA HORÁRIO

O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt e do Governo do Estado do Mato Grosso, em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT). 

O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia