VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Atletas de projeto social de atleta olímpica dominam os 400 metros com barreiras no Brasileiro Sub-18

categoria

Brasileiro

Johnata Moura e Maiza Silva da Conceição representam o Instituto Bruna Farias, liderado pela ex-velocista em Alagoas. Nos 200 m, Hakelly Maximiano e Pedro Nunes de Araújo confirmam favoritismo - campeões dos 100 m, fizeram a dobradinha de ouro em Cuiabá (MT).

POSTADO EM: 08/06/2025
Imagem de capa da notícia: Atletas de projeto social de atleta olímpica dominam os 400 metros com barreiras no Brasileiro Sub-18

Maiza e Johnata, dupla do Instituto Bruno Farias campeã dos 400 m com barreiras

(foto: Gustavo Alves/CBAt)

Johnata Vinicius da Silva Moura e Maiza Silva da Conceição comemoram juntos a vitória nos 400 metros com barreiras no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18, neste domingo (8/6), no Centro Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. Mais do que atletas da mesma prova, também são fruto de um mesmo trabalho: o Instituto Bruna Farias (IBF-AL), projeto social capitaneado pela atleta olímpica na pista da Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Prefeitura de Coruripe.

São 50 crianças treinadas por Bruna, velocista das provas de 100 m e 200 m que disputou os Jogos Olímpicos do Rio-2016 e Tóquio-2020, e seu marido, Anderson Machado, que também correu os 400 m e os 400 m com barreiras.

"Meus treinadores já correram em todo o mundo, são atletas que são inspiração para nós. Treinar com alguém que já fez minha prova, que entende mesmo, traz uma confiança muito grande. Mas o trabalho é duro", contou Jhonata, de 16 anos. Ele conquistou o primeiro título sub-18 na prova com a marca de 52.23. Lucas de Almeida Rosa (Corville-SC) ganhou a prata, com 52.95, e Wilton dos Santos Souza Junior (AD Centro Olímpico-SP) ficou com o bronze (53.74).

"Eu queria agradecer aos treinadores, a Bruna e o Anderson, que são os criadores do nosso Instituto. Eu estou muito feliz, muito, muito, muito feliz mesmo, de poder representar esse clube incrível", comemorou Maiza, também de 16 anos, vencedora com o tempo de 1.01.22. Larissa Schon de Morais (AABB Atletismo Cascavel-PR) garantiu a medalha de prata, com 1.02.95, seguida de Larissa Clinário Borges de Oliveira (Intituto Ideal Brasil-RJ), com 1.05.20.

Bruna Farias iniciou seu projeto social em 2022, em Coruripe. No ano seguinte, firmou parceria com a Universidade Federal de Alagoas – os atletas treinam na pista sintética, na capital Maceió. "O Jhonata e a Maiza estão em fase de transição, treinando para o alto rendimento. Esse é o primeiro ano de especialização", contou Anderson Machado, lembrando que até o ano passado eles competiam nos 300 m com barreiras.

Nos 200 m, repetição do pódio dos 100 m: o Rio de Janeiro dominou os ouros com Hakelly Maximiano, da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade, de Macaé, e Pedro Nunes de Araújo, da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.

Além da vitória, que veio com a marca de 23.68 (0.6), Hakelly alcançou o seu recorde pessoal na prova e também bateu o recorde da competição, que era 23.71, de Barbara Leôncio desde 2007. A medalha de prata ficou com Isadora Justiniana Pereira (Sesi-SP), com o tempo de 24.64, e o bronze foi de Thayná Custódio Ramos Costa, também da equipe de Macaé, com 24.84.

Estreante no Brasileiro Sub-18, Pedro Nunes de Araújo confirmou a ótima fase e venceu os 200 m também com seu recorde pessoal: 21.44 (0.7). Giancarlo Luiz da Conceição (Praia Grande-SP) garantiu a prata (21.76) e Emanuel Rodrigues de Sousa (Instituto Reciclando o Futuro-DF), ficou com o bronze (21.82).

CONFIRA OS RESULTADOS DO BRASILEIRO SUB-18

O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt e do Governo do Estado do Mato Grosso, em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, no YouTube.

O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia
Atletas de projeto social de atleta olímpica dominam os 400 metros com barreiras no Brasileiro Sub-18 | CONFED