categoria
Troféu Brasil
Na prova de abertura da competição, Caio melhorou seu próprio recorde brasileiro e sul-americano e Vivi ficou muito perto de seu recorde pessoal. O Troféu Brasil será disputado até domingo (3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita
Caio Bonfim vence com o recorde brasileiro e sul-americano em pista
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
Os marchadores Caio Bonfim (CASO-DF) e Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) são os primeiros campeões da 44ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, que será disputado desta quinta-feira (31/7) até domingo (3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo – a entrada é gratuita, e as provas estão sendo transmitidas pela TV Atletismo Brasil e pelo Canal Olímpico, no YouTube.
Com os resultados obtidos no Troféu Brasil, Caio e Viviane assumiram a liderança do ranking mundial dos 20.000 metros da marcha atlética em pista.
Medalhista olímpico e multimedalhista mundial, Caio bateu o recorde brasileiro e sul-americano, com o tempo de 1:18.37.9 – o resultado é o melhor do mundo em 2025 e o 4º do ranking histórico da prova. No Troféu Brasil de 2024, ele havia se tornado o primeiro marchador sul-americano a fazer a distância abaixo de 1:20, completando a prova em 1:19.52.1.
Caio está qualificado para o Mundial do Japão, principal competição da temporada, que será disputado em setembro – o brasileiro de 34 anos tem índice para os 20 km e os 35 km. Na abertura da temporada, em 16 de fevereiro, também bateu o seu recorde brasileiro nos 20 km, com o terceiro lugar no Campeonato Japonês, em Kobe – fez o tempo de 1:17:37.
"Eu vim muito concentrado para essa prova, e aí vamos quebrando essas barreiras, né? No ano passado saí no ritmo para fazer 1:19, e agora, este ano, saí para bater esse recorde. Primeiro você sai no ritmo do recorde e depois tenta ir baixando, se tiver perna, né? E eu ainda estava com vontade de ir ao banheiro, fiz um 8 km assim, o que foi ainda mais tenso", disse o marchador. "Mas eu estou muito feliz com o resultado, com essa fase da marcha... é muito bom pegar um clima agradável e um nível competitivo alto, como foi hoje."
O pódio da prova masculina teve Matheus Correa (AABLU-SC) como vice-campeão, com o tempo de 1:19.54.7, Max dos Santos (CASO-DF), terceiro colocado com 1:20.35.1. Ambos estão em boa posição no ranking Road to Tokyo, da World Athletics, e devem confirmar presença no Mundial ao fim do período qualificatório, em 24 de agosto.
VEJA OS ÍNDICES EXIGIDOS PELA WORLD ATHLETICS
CONFIRA OS ATLETAS BRASILEIROS QUALIFICADOS PARA O MUNDIAL
Viviane Lyra, agora também líder do ranking mundial, conquistou o ouro com a marca de 1:30.52.7 – ela ficou muito perto de bater o seu próprio recorde brasileiro em pista, estabelecido em 2024. No ano passado, fez o tempo de 1:30.38.3. O pódio teve Gabriela Muniz (CASO-DF) em segundo lugar, com 1:32.50.9, e Mayara Vicentainer (IABC/FMEBC-SC) na terceira posição (1:41.46.2).
"Eu vim para o Troféu Brasil testar meu corpo, porque eu passei três semanas bem difíceis – eu fiquei doente, estava no antibiótico. Eu fui para fazer o treinamento de altitude em Bogotá, na Colômbia, mas não consegui fazer uma preparação muito boa. Então competir foi um desafio, para ver o quão preparada eu estou, e hoje vi como o trabalho vem dando certo. Estou muito grata por saber que estou muito bem, apesar das circunstâncias."
A marchadora está qualificada para os 20 km do Mundial do Japão e está muito bem posicionada no ranking Road to Tokyo para os 35 km, assim como Gabriela Muniz e Mayara Vicentainer.
Muitos motivos para comemorar: medalha olímpica, aniversário e bebês...
As medalhas conquistadas no Troféu Brasil coroaram momentos especiais na vida de vários marchadores brasileiros.
Caio Bonfim comemorou antecipadamente o aniversário de um ano da conquista da medalha olímpica de prata nos 20 km – a vitória nos Jogos de Paris foi no dia 1º de agosto de 2024. Além disso, Caio também celebrou o nascimento de seu terceiro filho, Manoel, em julho.
Aliás, a marcha atlética masculina teve um verdadeiro baby boom: Caio, veterano, ganhou a companhia dos "estreantes" Matheus e Max, que agora são pais de Elisa e Levi, com 29 e 10 dias de vida, respectivamente.
Já Viviane Lyra comemorou o aniversário de 32 anos, completados no dia 29 de julho – na data, pouco pôde celebrar, já que passou quase o dia todo viajando, em deslocamento da Colômbia para o Brasil. "Meu voo foi cancelado e eu passei meu aniversário viajando. Hoje, ganhei o meu presente", disse a carioca Vivi, que ainda comemorou o fato de ter a torcida da família em São Paulo. "Minha irmã, meus sobrinhos e meus amigos estão aqui, recebi um apoio condicional, muita energia positiva, e isso dá uma motivação enorme".
ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS DO TROFÉU BRASIL
CONFIRA O PROGRAMA HORÁRIO DO TROFÉU BRASIL
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240