categoria
Brasileiro
Os atletas, que já haviam vencido os 100 m no primeiro dia de disputas, foram também os campeões dos 200 m na penúltima etapa da competição, no Recife, Pernambuco, neste domingo (7/9). O Brasileiro Sub-20 é qualificatório para o Sul-Americano da categoria, que será em Lima, Peru, de 31/10 a 2/11 .
Hakelly e Michael venceram 100 m e 200 m: os reis da velocidade sub-20
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
Uma jornada de dobradinhas no pódio marcou a penúltima etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, no Recife, Pernambuco, neste domingo (7/9), na pista no Centro de Esporte, Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont. Hakelly de Souza Maximiano da Silva e Michael Cruz Araújo, que já haviam ganhado os 100 m, levaram o ouro também nos 200 m. Victor Elias dos Santos (400 m e 400 m com barreiras) e Nicole Herdy Faria (3.000 m e 3.000 m com obstáculos) também conquistaram duplo ouro na jornada.
Hakelly (AECD Macaé-RJ) conquistou o ouro nos 200 m, com 23.63 (1.1), e dividiu o pódio com Victoria Campos de Almeida (ECPG-SP), que ganhou a medalha de prata (23.99), e Isadora Justiniana Pereira (SESI-SP), que levou o bronze (24.15).
Hakelly, que completará 17 anos no dia 31 de outubro, vem se destacando nas provas de velocidade em todas as competições de categorias (Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20, Sub-23 e até adulto). "A pista é nova, macia e minha corrida é de muito impacto no chão, ficou mais difícil sair. Também é preciso cabeça para correr os 100 m e 200 m, tem toda uma técnica por trás, um processo e ainda estou aprendendo", disse Hakelly.
"As mães de Macaé estão vendendo caldo na feira para arrecadar dinheiro para a equipe. É orgulho chegar aqui, fazer o que eu faço e sentir que eu não estou sozinha. Tem meu técnico, minha mãe, namorado, a equipe, todo mundo da arquibancada torcendo, é muito gratificante", completou Hakelly. A velocista treina com o professor Hiller Franco Entringer no CIEP 455 Maringá de Macaé (projeto da Prefeitura de Macaé, com patrocínio da Etesco, empresa da área do Petróleo).
Michael Cruz Araújo (ASA-Sorriso-MT), de 19 anos, que havia vencido os 100 m na sexta-feira (5/9), voltou a pista para ganhar os 200 m, com 21.02. Leonardo Rodrigues Abarbo (SELF Marília-SP) conquistou a medalha de prata - 21.12 - e Eduardo Lobão Moreno Santos (Orcampi-SP) a de bronze - 21.20 (194).
"Eu vim com essa meta, ser campeão nos 100 e nos 200 m. Estava bem mentalmente, com a cabeça pronta para o que viesse", disse Michael, que nasceu em Humaitá, no Amazonas, mas estava morando em Porto Velho, Rondônia, por causa da mudança de emprego do pai. "Lá eu treinava com uma galera que faz atletismo. Um grande amigo meu, o Lucas Lobo, conseguiu contato com algumas pessoas, mandamos um vídeo para o professor Marcos (Marcos Flademir Vieira) e ele decidiu me levar para Sorriso", contou Michael que competiu pela Associação Sorrisense de Atletismo, de Mato Grosso, depois de dois meses de treino com o treinador Marcos Vieira, o Marquinhos.
"É uma motivação. É uma meta que eu coloquei na minha vida, conquistei. E tem outras metas que eu quero conquistar: continuar no atletismo, chegar nas Olimpíadas. Tenho poucos meses de treinos, dois meses por aí. Então eu consegui resultados de cara, com tempo de gente grande", comentou Michael.
Victor Elias dos Santos (400 m e 400 m com barreiras) e Nicole Herdy Faria (3.000 m e 3.000 m com obstáculos) também conquistaram duplo ouro.
Victor Elias (Orcampi-SP), de 19 anos, foi o campeão dos 400 m com barreiras (51.67) - no sábado (6/9) venceu os 400 m rasos (47.01). Nicole Faria (IPEC Londrina FEL-PR) que havia vencido os 3.000 m rasos (10:33.93) conquistou também os 3.000 m com obstáculos (11:15.93) neste domingo (7/9). Nicole, de 15 anos, fez apenas dois treinos e competiu os obstáculos pela primeira vez no Recife - sofreu com as passagens no fosso -, mas fez o terceiro tempo da América do Sul no ano.
O Brasileiro Interclubes Sub-20 tem organização da CBAt, em parceria com o Governo de Pernambuco e apoio da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA).
O Brasileiro Sub-20 tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
Informações sobre a competição podem ser encontradas no site www.cbat.org.br.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240