VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Duda conquista o ouro no salto em altura e quebra recorde de 41 anos

categoria

Brasileiro

A atleta saltou 1,86 m na última etapa do Campeonato Brasileiro Sub-20 de Atletismo, neste domingo (7/9), no Recife, Pernambuco, para igualar a marca de Orlane dos Santos, que era de 1984.

POSTADO EM: 07/09/2025
Imagem de capa da notícia: Duda conquista o ouro no salto em altura e quebra recorde de 41 anos

Duda leva o ouro e iguala um recorde brasileiro do salto em altura que tinha 41 anos

(foto: Gustavo Alves/CBAt)

Maria Eduarda Oliveira (Barra Bonita- SP) brilhou na etapa de encerramento do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, no Recife, Pernambuco, neste domingo (7/9), na pista no Centro de Esporte, Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont. Duda, de 18 anos, não só conquistou a medalha de ouro como igualou o recorde brasileiro no salto em altura, com 1,86 m, marca que era de Orlane Maria Lima dos Santos e já durava 41 anos (desde 25/8/1984), e 8ª melhor marca do mundo da história.

"Eu vim para cá querendo quebrar esse recorde e firmar minha marca para o Pan-Americano. Então eu tinha dois objetivos, ir para o Pan e fazer o recorde. Saiu 1,86 m e fiquei muito feliz", disse Duda, que nasceu em Iguaraçu do Tietê, mas "atravessou o rio" para treinar em Barra Bonita, São Paulo, onde está desde os 12 anos, com o treinador Geneciano Pereira da Silva. "A minha meta é chegar em uma Olimpíada e conseguir uma medalha."

Duda disse que quer melhorar ainda mais a sua marca este ano, e ainda disputa o Sul-Americano de Lima, Peru, de 30 de outubro a 2 de novembro. "Mas estava de olho mesmo no Pan - eu era sexta do Ranking de area, uma menina frez 1,81 m e me passou, mas eu passei de novo. Eu queria ir pro Pan-Americano, coloquei na minha cabeça que eu ia fazer a marca pra ir paro Pan, quebrar esse recorde e fazer meu nome, colocar o meu nome na história do Brasil", completou Duda, confiante.

Quando começou tinha "um pezinho na velocidade", mas como não rendeu muito foi fazer salto triplo e em altura. "Este ano firmei meu pé no salto em altura. Eu acho que fiz a escolha mais que certa, tanto é que veio um novo recorde e eu fiquei muito feliz."

A medalha de prata ficou com Samira Victoria de Araújo (AD Centro Olímpico-SP), com 1,75 m, e a de bronze com Maria Clara Vieira de Oliveira (Instituto Ideal Brasil), com 1,71 m.

TODOS OS RESULTADOS

O Brasileiro Interclubes Sub-20 tem organização da CBAt, em parceria com o Governo de Pernambuco e apoio da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA). 

O Brasileiro Sub-20 tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

Informações sobre a competição podem ser encontradas no site www.cbat.org.br.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia