categoria
Atletismo Brasil
A 200 dias da competição que será realizada na Esplanada dos Ministérios, coração e capital do Brasil, Caio falou sobre o legado que o evento deixará; Viviane Lyra falou sobre a emoção de marchar com amigos e família e Wlamir Motta Campos sobre a vitória de Brasília que receberá atletas de 50 paises.
Viviane Lyra e Caio Bonfim participam de painel sobre Mundial de Marcha Atlética de Brasília 2026
(foto: Jonne Roriz/COB)
O brasileiro Caio Bonfim, medalhista olímpico em Paris, e que voltou do Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, com o ouro nos 20 km e prata nos 35 km da marcha atlética, vive dias de celebridade na COB Expo em São Paulo. O marchador andou pela feira fazendo fotos, dando autógrafos, participou de muitas entrevistas com a imprensa e do Painel 'Rumo ao Mundial: 200 dias para a marcha atlética fazer história em Brasília', sobre o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, que será na Esplanada dos Ministérios, dia 12 de abril de 2026.
Viviane Lyra, heptacampeã brasileira e medalhista pan-americana, e Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) também participaram do painel realizado na quinta-feira (26/9). Caio Bonfim segue interagindo com o público e a imprensa e participando de atividades da feira de todos os esportes, em São Paulo, até este sábado (27/9).
Cesar Sbrighi, do Comitê Organizador Local do Mundial de Marcha Atlética por Equipes confirmou informações sobre o evento de 2026. O Mundial será a Esplanada dos Ministérios, no dia 12 de abril de 2026, com 400 atletas de 50 países, com sinal de transmissão de TV para todos os países, para que mostrem as seis provas, quatro para adultos - nas distâncias da meia maratona (21,097 km) e maratona (42,195 Km), feminino e masculino - e duas para atletas sub-20, masculino e feminino. Cada país poderá trazer até cinco atletas para competir por equipe.
"Teremos um Mundial de Marcha Atlética fantástico, um evento que vai marcar o nosso país e a marcha por muitos e muitos anos. Eu quero que os amigos e as famílias do Caio, da Viviane, do Max (Max Batista), do Matheus (Matheus Correa)... possam prestigiar os seus filhos no país. Brasília será a capital mundial da marcha atlética no dia 12 de abril de 2026. Convido a todos", afirmou Wlamir Motta Campos.
A candidatura de Brasília foi apresentada, defendida e conquistada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Governo do Distrito Federal e a Federação de Atletismo do Distrito Federal, com apoio do Governo Federal e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
"A gente já está com a expectativa lá em cima, desde que recebeu a notícia. Eu e meu treinador (Luiz Paulo Porto) já planejamos muito antes o que fazer na temporada e já temos algumas provas antes para ver como funciona essa maratona na marcha atlética, que é uma distância diferente. A gente precisa entender as novas distâncias e chegar muito bem nesse Mundial, grande expectativa da temporada de 2026", disse Viviane Lyra. "Mas ter a torcida, a família, todo mundo lá presente é algo que para o atleta faz muita diferença e sei que vai ser muito incrível."
"Meus pais tem um projeto de atletismo em Brasília e, antigamente, ninguém que chegava lá queria fazer marcha atlética. Agora, logo depois da medalha olímpica, no ano passado, e espero que a partir dessas medalhas do Mundial mais ainda, a garotada já sabe o que é marcha atlética. E espero que esse Mundial ainda aumente o legado que poderemos deixar para a marcha atlética do Brasil", disse Caio Bonfim.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240