categoria
Brasileiro
Os bons resultados apareceram nas provas de pistas e campo, neste sábado (25/10), na Vila Olímpica da Parayba, dentre os destaques da jovem geração como Maria Clara Belmonte (AA Paranavai-PR), no salto em altura, e Eliza França (AECD-Macaé-RJ), nos 80 m com barreiras.

Maria Clara
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
Clubes de 12 Estados diferentes foram ao pódio nas duas etapas deste sábado (25/10), no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 na pista da Vila Olímpica Parayba, em João Pessoa. Um dos destaques do dia foi Maria Clara Belmonte (AA Paranavai-PR), campeã mundial do salto em altura dos Jogos Escolares Brasileiros 2025, em Brasília, que conquistou a medalha de ouro no salto em altura, com 1,70 m.
A medalha de prata ficou com Julia Gonçalves Rodrigues (Clã Delfos-MG), com 1,59 m, e a de bronze com Maria Helena Teichmann (AACESC-Timbó), com 1,56 m.
"Meu PB é 1,74 m, mas eu queria ter feito 1,79 m hoje, pena que não deu. Mas tudo bem, e pelo menos a gente ganhou. Meu coração está feliz porque eu consegui ser a primeira, mas a gente passa o ano todo na expectativa de fazer o PB", disse Maria Clara que fez salto com vara antes de optar pelo salto em altura. "O sub-16 é uma categoria muito importante para mim, vou levar no coração", acrescentou Maria Clara, que no ano que vem disputa a categoria sub-18.
Também dentre os destaques do dia, os pódios tiveram os campeões Josué Alves Menezes, da Estação Conhecimento de Serra (ES), nos 100 m com barreiras, Eliza França da Silva, da Associação Esportiva Dignidade de Macaé (RJ), nos 80 m com barreiras; Maria Eduarda da Silva Santos, da ATA Três Lagoas (MS), no salto em distância, e Enzo Basquerote Silva, da Acarisul (SC) no lançamento do disco.
Josué Alves comentou que foram dois anos competindo o Brasileiro Sub-16 sem pódio antes de vencer os 100 m com barreiras em João Pessoa, com 13.39 (-3.2 m/s). "Conversei com meu treinador que eu ia ser campeão esse ano. Estou felizão pelo meu primeiro título brasileiro sub-16. Já estou pensando nas categorias sub-18, sub-20 - querendo ir no Sul-Americano no ano que vem", disse o barreirista, de 15 anos, que fez sua melhor marca pessoal.
A medalha de prata nos 100 m com barreiras foi conquistada por Max Jafe da Silva (CT Piauí), cm 13.46 e a de bronze por Gabriel Felipe Correia dos Santos (Clã Delfos-MG), com 13.67.
Eliza França Silva (AECD-Macaé-RJ) foi a campeã dos 80 m com barreias (12.40). Maria Clara Correa (UCA-SC) conquistou a medalha de prata (12.65) e Julia Sophia Silva Trindade (IBF-AL) a de bronze (12.91).
"Amei essa prova, eu já corri melhor, mas só que com esse vento contra está meio ruim de correr bem. Eu já fiz o tempo de 11.77 no JEBs, migrei do salto em distância para o pentatlo e agora fiz a barreira. 'Você é muito boa na barreira', falou o meu treinador no JEBs e disse para eu escolher se faria o pentatlo ou as barreiras no Brasileiro. Escolhi as barreiras", disse Eliza, de 14 anos, que ganhou o seu primeiro título brasileiro. Agradeceu ao treinador Hiller Franco Entringer, a Prefeitura de Macaé e as mães de Macaé que ajudam o projeto vendendo caldo na Praça do Visconde. Eliza está muito feliz por ter a sua mãe Elizea na arquibancada. "Agradeço a minha mãe, porque ela sempre me motiva, me coloca para cima", disse.
Elizea Esperidion França disse que "coração de mãe explode" quando vê a filha ser campeã. Explicou que as mães de Macaé se unem para apoiar os filhos no atletismo. "Eles têm sonhos. E o esporte salva vidas. Quantas crianças lá do projeto estariam em outros lugares ruins e estão sendo resgatadas", afirmou Elizea.
Maria Eduarda da Silva Santos, a Madu (ATA-Três Lagoas-MS), foi campeã do salto em distância, com 5,69 (1.1), Vitória Emanuela de Souza Silva (Russas-CE), conquistou a medalha de prata, com 5,37 m (2.4), e Thaina Ferreira de Jesus (AD Centro Olímpico-SP) a de bronze, com 5,36 m.
"Treinei, me esforçei bastante para chegar aqui e ser campeã. Eu treino de segunda a sexta-feira, técnica e saltos. Nossa, eu estou muito feliz, muito feliz mesmo. Quero continuar no esporte, fazer faculdade de Educação Física..", disse Madu.
Enzo Augusto Basquerote Silva (Acarisul-RS) venceu o lançamento do disco, com 56.56, e dividiu o pódio com Asafe Rodrigues dos Santos (AFCEF-MG), com 53.93, e Davi da Silva Oliveira (AESC-RN), com 52.75. "Desde os meus primeiros treinos, já logo eu acertei a técnica de lançar. Fui me destacando e consegui um bronze no estadual com sub-14 catarinense. É algo que eu quero levar para a minha vida", disse Enzo, de 15 anos.
O programa do Brasileiro Sub-16 prossegue neste domingo (26/10), com mais duas etapas, na Pista de Atletismo Vila Olímpica Parayba (Rua Desportista Aurélio Rocha, s/n - Bairro dos Estados), em João Pessoa, Paraíba. A entrada para o público é gratuita e a TV Atletismo Brasil mostra o evento ao vivo, por meio do canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e a Federação Paraibana de Atletismo (FPBA).
O Brasileiro Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240