categoria
Atletismo Brasil
A competição, sábado e domingo (8 e 9/11), em Bragança Paulista (SP), também mantém a agenda de sustentabilidade do atletismo nacional com doação de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar) e roupas usadas em bom estado, assim como tampinhas de embalagens plásticas. Também haverá plantação de mudas de árvores.

William, Darlan e o treinador Montanha (D), que vai competir no lançamento do martelo na Taça Máster
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
A 5ª edição da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será realizada neste sábado e domingo (8 e 9/11), recebeu a inscrição de 834 atletas (289 feminino e 545 masculino), em todas as faixas etárias em disputa, de 150 clubes e de avulsos. A competição começa às 7:30 de sábado (8/11) com a disputa dos 10.000 m feminino (30 a 59 anos), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil (canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo).
A Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo tem a finalidade de promover o atletismo e a participação de atletas acima de 30 anos. É um campeonato aberto a todo a comunidade máster brasileira. A categoria pré-máster reúne atletas de 30-35 anos. A máster engloba categorias por faixas etárias que mudam de cinco em cinco anos, dos 35 aos 39 anos, sucessivamente, até os 95-99 anos e acima dos 100 anos.
A CBAt realiza a Taça Máster em parceria com a Associação Brasileira de Máster (ABRAM), que confirmou a inscrição de quatro atletas na categoria dos 90 anos: Alsira Maziero Botin (AAPA – PAULÍNIA-SP) e Yemiko Okai (ANASP-SP), no feminino, Kimiko Tomita (Campeões da Vida SBC-SP) e Altamiro Francisco Serqueira (Clube Máster Itupeva-SP), no masculino.
Dentre os ex-atletas que confirmaram presença está o atleta olímpico Wagner Domingos, o Montanha (AABB Cascavel-PR). "Eu vou competir no martelo para representar a equipe de Cascavel - já competi nos Jogos Abertos do Paraná e agora vou para o Máster", confirma Montanha, que é treinador de alguns dos principais atletas de lançamentos do Brasil. Disse que vai 'brincar' porque não está treinado e "quem sabe arremessar uns 50 metros".
Montanha, de 42 anos, finalista olímpico no lançamento do martelo (9º colocado nos Jogos do Rio-2016), recordista brasileiro e sul-americano da prova, é da nova geração de treinadores brasileiros - colocou na seleção que foi ao Mundial de Tóquio-2025 Ana Caroline Miguel da Silva e William Venâncio Dourado, no arremesso do peso, e Wellington Fernandes da Cruz Filho, no lançamento do disco.
O maior número de participantes inscritos são da AAPA Paulínia, de São Paulo: 115 atletas.
Na edição de 2024, a Agremiação dos Nikkei do Atletismo (ANASP), de São Paulo, composta por integrantes da colônia japonesa paulista, foi tetracampeã da Taça Máster. A ANASP somou 965 pontos na qualificação geral e venceu também no feminino (407 pontos) e masculino (558). A CF2V, do Rio de Janeiro, foi a vice-campeã no geral (688), com a ASUFAM Guarulhos em terceiro (529,5).
O Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo fica na Estrada Municipal Antonio Franco de Lima, bairro Campo Novo - entrada pela Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 55 - Bragança Paulista, São Paulo.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240