VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Os atletas mais velhos da Taça Máster dão lição de vida

categoria

Atletismo Brasil

Kimiko Tomita, de 94 anos, e Altamiro Francisco Serqueira, de 90 anos, são exemplos para os colegas de equipe pela história que trazem, a vontade de competir e fazer a diferença e interagir com todos. A 5ª edição do evento foi realizada sábado e domingo (8 e 9/11), em Bragança Paulista (SP).

POSTADO EM: 10/11/2025
Imagem de capa da notícia: Os atletas mais velhos da Taça Máster dão lição de vida

Kimiko Tomita (Campeões da Vida SBC-SP), de 94 anos, e suas medalhas da Taça Máster

(foto: Gustavo Alves/CBAt)

Kimiko Tomita (Campeões da Vida SBC-SP), de 94 anos, e Altamiro Francisco Serqueira (Clube Máster Itupeva-SP), de 90 anos, foram destaque para o público e perante os próprios colegas atletas na 5ª Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, realizada sábado e domingo (8 e 9/11), no Centro Nacional de Desenvolvimento Loterias Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo.

Kimiko exibia e comemorava com os colegas da equipe de São Bernardo do Campo - participou da Taça Máster com 36 atletas - as suas quatro medalhas, duas delas de ouro conquistadas nos 100 m (38.01) e nos 200 m (1.26.47). Também competiu no revezamento 4x100 m e no arremesso do peso. "Vou fazer 95 anos em janeiro e no próximo Máster mudo de categoria", comentou a atleta.

As medalhas entregues a Kimiko Tomita e a todos os atletas que participaram da Taça Máster estampa a imagem de Wanda dos Santos, lenda do Atletismo Brasil, a maior medalhista em Troféu Brasil, duas vezes campeã mundial máster, que faleceu aos 93 anos em 2025. Os participantes da Taça Máster aprovaram a homenagem. "As medalhas são muito bonitas", disse Kimiko.

Adilson Batista da Silva, de 83 anos, que compete nos 800 m e 1.500 m, também pelo Campeões da Vida, de São Bernardo do Campo (SP), pratica corrida há 53 anos e explicou que o time tem apoio da Prefeitura da cidade e vai, inclusive, disputar o Campeonato Sul-Americano Máster, em Santiago, no Chile, de 24 a 30 de novembro, com uma equipe de sete atletas.

Adilson, que já fez ultramaratonas - a mais longa, de 666 km, entre o Corcovado, no Rio de Janeiro, e Riacho Grande, onde fica a represa Billings, em São Bernardo - é engenheiro elétrico, professor de educação física e cursa medicina naturopata. "A Taça Máster é um grande incentivo para os máster, pela saúde e socialização e porque traz para as pessoas, a partir dos 35 anos, o conceito do 'eu era e continuo sendo'", afirmou Adilson.

Altamiro Francisco Serqueira conheceu as competições de atletismo e o arremesso do peso há seis meses, em Itupeva, interior de São Paulo - venceu sua categoria (90-94 anos) na Taça Máster, usando a técnica que aprendeu, a força e o preparo físico que trouxe de anos e anos de trabalho na roça. "Eu plantava de tudo café, soja, trigo, arroz. E colhia. Trabalhei 71 anos na roça. A atividade física sempre fez parte do meu trabalho", comentou. "Desde o meu primeiro treino eu me entusiasmei. Sou curioso, queria aprender", conta Altamiro, de Manhumirim, interior do Estado de Minas Gerais, que vive em Itupeva (SP). 

TODOS OS RESULTADOS

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia