categoria
Atletismo Brasil
Kimiko Tomita, de 94 anos, e Altamiro Francisco Serqueira, de 90 anos, são exemplos para os colegas de equipe pela história que trazem, a vontade de competir e fazer a diferença e interagir com todos. A 5ª edição do evento foi realizada sábado e domingo (8 e 9/11), em Bragança Paulista (SP).

Kimiko Tomita (Campeões da Vida SBC-SP), de 94 anos, e suas medalhas da Taça Máster
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
Kimiko Tomita (Campeões da Vida SBC-SP), de 94 anos, e Altamiro Francisco Serqueira (Clube Máster Itupeva-SP), de 90 anos, foram destaque para o público e perante os próprios colegas atletas na 5ª Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, realizada sábado e domingo (8 e 9/11), no Centro Nacional de Desenvolvimento Loterias Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo.
Kimiko exibia e comemorava com os colegas da equipe de São Bernardo do Campo - participou da Taça Máster com 36 atletas - as suas quatro medalhas, duas delas de ouro conquistadas nos 100 m (38.01) e nos 200 m (1.26.47). Também competiu no revezamento 4x100 m e no arremesso do peso. "Vou fazer 95 anos em janeiro e no próximo Máster mudo de categoria", comentou a atleta.
As medalhas entregues a Kimiko Tomita e a todos os atletas que participaram da Taça Máster estampa a imagem de Wanda dos Santos, lenda do Atletismo Brasil, a maior medalhista em Troféu Brasil, duas vezes campeã mundial máster, que faleceu aos 93 anos em 2025. Os participantes da Taça Máster aprovaram a homenagem. "As medalhas são muito bonitas", disse Kimiko.
Adilson Batista da Silva, de 83 anos, que compete nos 800 m e 1.500 m, também pelo Campeões da Vida, de São Bernardo do Campo (SP), pratica corrida há 53 anos e explicou que o time tem apoio da Prefeitura da cidade e vai, inclusive, disputar o Campeonato Sul-Americano Máster, em Santiago, no Chile, de 24 a 30 de novembro, com uma equipe de sete atletas.
Adilson, que já fez ultramaratonas - a mais longa, de 666 km, entre o Corcovado, no Rio de Janeiro, e Riacho Grande, onde fica a represa Billings, em São Bernardo - é engenheiro elétrico, professor de educação física e cursa medicina naturopata. "A Taça Máster é um grande incentivo para os máster, pela saúde e socialização e porque traz para as pessoas, a partir dos 35 anos, o conceito do 'eu era e continuo sendo'", afirmou Adilson.
Altamiro Francisco Serqueira conheceu as competições de atletismo e o arremesso do peso há seis meses, em Itupeva, interior de São Paulo - venceu sua categoria (90-94 anos) na Taça Máster, usando a técnica que aprendeu, a força e o preparo físico que trouxe de anos e anos de trabalho na roça. "Eu plantava de tudo café, soja, trigo, arroz. E colhia. Trabalhei 71 anos na roça. A atividade física sempre fez parte do meu trabalho", comentou. "Desde o meu primeiro treino eu me entusiasmei. Sou curioso, queria aprender", conta Altamiro, de Manhumirim, interior do Estado de Minas Gerais, que vive em Itupeva (SP).
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240