VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Dia da Consciência Negra: combate ao racismo e promoção da igualdade social

categoria

Atletismo Brasil

No Atletismo Brasil a força dos negros é arraigada, histórica e presente. A dinastia do salto triplo, que deu seis medalhas olímpicas para o Brasil, duas delas de ouro com Adhemar Ferreira da Silva, é preta. Em 2025, Luiz Maurício da Silva, lança 91 metros no lançamento do dardo e ocupa o Top 2 da lista mundial da temporada da World Athletics.

POSTADO EM: 20/11/2025
Imagem de capa da notícia: Dia da Consciência Negra: combate ao racismo e promoção da igualdade social

Pretos brilham na galeria das estrelas do Atletismo Brasil

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro - homenagem a Zumbi dos Palmares e a resistência à escravidão no Brasil. Data criada para conscientizar sobre a necessidade de combater o racismo e promover a igualdade racial. Todos os 26 Estados e os 5.570 municípios brasileiros e o Distrito Federal celebraram o feriado. No atletismo a força dos negros é arraigada, histórica e presente.

A data aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira. O racismo quando aparecer no ambiente esportivo ou fora dele deve ser combatido pelo caminho da denúncia e da legislação. Discriminação racial é crime!

O Dia Nacional da Consciência Negra foi formalizado como data comemorativa pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Em 21 de dezembro de 2023, pela Lei 14.759/2023, a data passou a ser feriado nacional. 

Um bom dia para reverenciar grandes atletas pretos do Atletismo Brasil, desde Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no salto triplo de Helsinque-1952 e Melbourne-1956. Gênio da raça e até hoje reverenciado no mundo todo pelas suas condições físicas, inteligência, conquistas, cavalheirismo e versatilidade. Foi atleta, ator, diplomata, professor...

Aliás a 'dinastia do salto triplo' brasileiro, que deu ao País seis medalhas olímpicas, é formada por atletas pretos. O Brasil ainda teve Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que ganharam as outras quatro medalhas olímpicas e marcaram uma geração vitoriosa, que prosseguiu depois com Jadel Gregório, recordista sul-americano com 17,90 m (0.4), desde 2007.

As mulheres pretas também são pioneiras no atletismo. Melânia Luz, foi a primeira negra brasileira a integrar uma seleção olímpica nos Jogos de Londres-1948, como velocista. Aída dos Santos venceu o racismo, a pobreza, a falta de apoio para ser referência no esporte como a primeira mulher a disputar uma final olímpica - 4ª colocada no salto em altura -, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964.

Conceição Geremias, atual integrante e atuante no Conselho de Ética da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), tem a glória na conquista da medalha de ouro no heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983 (6.017 pontos, recorde sul-americano que vigorou por 25 anos). Disputou três edições de Olimpíadas - Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988. Foi campeã mundial máster nove vezes (entre 1995-2013). 

Em 2025, um negro ganhou a cena na maior competição de atletismo do Brasil e da América Latina, ao ultrapassar a barreira dos 90 metros no lançamento do dardo. Luiz Maurício da Silva, finalista olímpico em Paris-2024, detém a marca de 91 metros, recorde brasileiro e sul-americano, estabelecida na final do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, em 3 de agosto. É top 2 na lista mundial da temporada de 2025 pela World Athletics.

As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras máster do atletismo brasileiro.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia