categoria
Copa Brasil
O Atletismo Brasil publicou o calendário provisório para 2026 e em janeiro a boa novidade é a presença de atletas brasileiros e estrangeiros na disputa da competição, que será na Esplanada dos Ministérios, mesmo cenário do Mundial de Marcha Atlética por Equipes, em 12 de abril de 2026.

Copa Brasil de Marcha Atlética será Nível Bronze do Tour Mundial da WA
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
O Atletismo Brasil publicou o Calendário CBAt 2026 e as provas marcadas para o mês de janeiro trazem uma boa novidade na marcha atlética. A Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética será uma das etapas do Tour Mundial da World Athletics - Nível Bronze, realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Distrito Federal, no dia 25 de janeiro. Uma espécie de evento-teste uma vez que Brasília recebe o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes 2026, em 12 de abril.
Os atletas do Distrito Federal, de todo o Brasil e estrangeiros, que estão se preparando para o Mundial de Marcha Atlética, terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cidade, a Esplanada dos Ministérios e o percurso na Copa Brasil. Para o público, a disputa nacional também será um 'esquenta' para o Mundial de Marcha Atlética por Equipes de Brasília 2026.
CALENDÁRIO WORLD ATHLETIC RACING WALKING
Em 2025, o vice-campeão olímpico e agora campeão mundial Caio Bonfim (CASO-DF) confirmou seu favoritismo e ganhou os 20 km pela 14ª vez. Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-Futel-MG) também manteve a dominância e levou o seu 7º título da competição. A disputa reuniu 122 atletas de 37 equipes no circuito de 1 km montado na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.
O CASO-DF foi o campeão geral da Copa Brasil de Marcha Atlética 2025, com 89 pontos. A Corville-SC ficou com o segundo lugar (63 pontos) e a ASCAPI-DF com o terceiro (60 pontos).
CALENDÁRIO ATLETISMO BRASIL 2026
O Calendário Provisório da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi aprovado pelo Conselho de Administração e publicado (Nota Oficial 252/2025) já com as competições do calendário do Atletismo Sul-Americano.
Para as Federações e ou entidades interessadas em sediar algum evento do Calendário Nacional do ano de 2026, foram anexados o Caderno de Encargos das competições (Copa Brasil de Cross Country, Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, Campeonatos Brasileiros Interclubes e Brasileiro de Corrida de Rua Etapas Regionais).
Os interessados devem encaminhar ofício (joanacosta@cbat.org.br e lucimara@cbat.org.br) até o dia 15 de dezembro, com os dados da competição que deseja realizar e os itens do Caderno de Encargos que pode ser atendidos.
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240