VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Força feminina do Brasil conquista duas medalhas no Pan de Trilha e Montanha e é terceira no geral

categoria

Competições

Com Gabriela Tardivo, no Classic, e Giovanna Martins, no Short Trail, numa delegação só de mulheres - sete atletas - que enfrentou as difíceis condições da disputa, realizada sábado e domingo (29 e 30/11), por trilhas e montanhas de Santa Marta, Colômbia.

POSTADO EM: 01/12/2025
Imagem de capa da notícia: Força feminina do Brasil conquista duas medalhas no Pan de Trilha e Montanha e é terceira no geral

Bronze por equipe, Giovanna, bronze e Gabriela Tardivo, prata (2ª e 3ª segurando a bandeira)

O Atletismo Brasil competiu bem no Campeonato Pan-Americano de Corrida em Trilha e Montanha de Santa Marta, Colômbia. A equipe, formada por sete atletas, todas mulheres, conquistou duas medalhas: de prata com Gabriela Tardivo, no Classic (13 km), e de bronze com Giovanna Martins, no Short Trail (42 km). Com a somatória dos resultados das sete competidoras brasileiras a equipe levou o troféu de terceira colocada nas disputas realizadas no sábado e domingo (29 e 30/11).

Giovanna Rodrigues Costa Martins (Kiatketa-SP) conquistou o bronze em 5:26:54, numa prova repleta desafios em todo os 42 km percorridos. Com largada às 3 horas da manhã do domingo (30/11) rumo a Sierra Nevada de Santa Marta, Giovanna Martins enfrentou trilhas técnicas em meio a selva colombiana, com calor e umidade. Manteve a segunda colocação até metade da prova, quando foi ultrapassada pelas experientes colombianas Yajaira Granados (5:08:25), a campeã, e Gabriela Ortegon (5:10:04), que ficou com a medalha de prata.

A jovem Gabriela Tardivo (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel), de 21 anos, também enfrentou uma prova dura - com subidas e descidas desafiadoras - e de altíssimo nível. Conquistou a medalha de prata em 1:29:41 (13 km). Liderou até o topo da montanha, mas na descida a experiência da equatoriana sobressaiu - Nathaly Haro levou o ouro em 1:28:26. As brasileiras Sandra Martins (1:40:20) e Louise Lima (1:40:41) ficaram em sexto e sétimo lugares, respectivamente. 

O Atletismo Brasil ficou entre as top 8 na categoria Uphill, no sábado (29/11). Rozelene Rodrigues Padilha em quarto lugar (45:19), Sthefanny Reus Borges em sexto e (45:47) e Gabriela Rossato Compassi em oitavo (49:22).

O Atletismo Brasil no Pan de Trilha e Montanha
Gabriela de Freitas Tardivo (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel) - medalha de prata
Sandra Martins Bezerra (CARN-RN)- Classic
Louise Souza de Lima (GEAB - Santana do Parnaíba-SP) - Classic
Giovanna Rodrigues Costa Martins (Kiatketa-SP) - Short Trail - medalha de bronze
Sthefanny Reus Borges (ANR-Ijuí/Atletismo-RS) - Uphill
Rozelene Rodrigues Padilha (AA Paranavai-PR) - Uphill
Gabriela Rossato Compassi (IA Balneário Camboriú/FMEBC-SC) - Uphill
Treinador - Lázaro Pereira Velázquez (Associação Noroeste Runners/Ijuí-RS)
Delegado CBAt - Klaus Grossi Pettersen, presidente da Associação Brasileira em Trilhas (ABCT) 

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia