VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

CBAt comemora 48 anos, o melhor Mundial de sua história e sucesso de gestão

categoria

Atletismo Brasil

A entidade faz aniversário neste dia 2 de dezembro e junto com a sua comunidade e patrocinadores com contratos longevos como Loterias Caixa e Caixa, Puma e Fictor, avança rumo aos Jogos de Los Angeles 2028 que vai ter atletismo do primeiro ao último dia de disputas.

POSTADO EM: 02/12/2025
Imagem de capa da notícia: CBAt comemora 48 anos, o melhor Mundial de sua história e sucesso de gestão

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) completa 48 anos de sua fundação, neste dia 2 de dezembro de 2025. O Atletismo Brasil comemora mais um aniversário e uma história de 21 medalhas olímpicas conquistadas, a melhor campanha e a 19ª medalha no Mundial de Atletismo de Tóquio 2025, a longevidade de seus contratos com a CAIXA e as Loterias Caixa, até os Jogos de Los Angeles 2028, com a Puma (2032) e o novo patrocínio com a Fictor (2029).

A fundação da CBAt ocorreu no Rio de Janeiro, com a desativação da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que gerenciava os esportes no País e a entidade começou a operar no início de 1979. Atualmente, é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), a World Athletics e a Sul-Americana.

A CBAt chega aos 48 anos como uma das confederações brasileiras protagonista do olimpismo no Brasil, uma entidade forte, respeitada e reconhecida no meio esportivo e junto ao Governo, ao mercado publicitário, aos patrocinadores e a sociedade.

"Em nome do Conselho de Administração da CBAt, que tenho orgulho de presidir, agradeço, saúdo e aplaudo a todos que ajudaram na construção da história vitoriosa do atletismo brasileiro", destacou Wlamir Motta Campos.

"Parabenizo a todos os integrantes da nossa comunidade - atletas, treinadores, árbitros, gestores, colaboradores, clubes e associações. Destaco os avanços, a maturidade e o fortalecimento institucional da entidade que resultaram na ampliação de patrocinadores e longevidade de contratos, dentre eles com a Caixa, Loterias Caixa, Puma e Fictor", ressaltou Wlamir. A CBAt ainda agradece parceiros de longa jornada como a Play Piso, a Pista e Campo e a Max Recovery.

A sede da CBAt fica em Bragança Paulista (SP) desde janeiro de 2019, numa área de 81 mil metros quadrados, com pista, área de aquecimento indoor, vestiários, sala de musculação e de fisioterapia, almoxarifado, depósito, escritórios e biblioteca. Também funciona no local o Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), com pista e estádio para competições, estrutura para treinamento e alojamentos.

A entidade conta com 19.253 atletas cadastrados, 3.237 integrantes de comissões técnicas, 486 entidades de prática e 8.719 árbitros, uma comunidade gigante e que se orgulha por integrar o atletismo, modalidade que é número 1 no programa olímpico - a World Athletics anunciou que  atletismo vai abrir e fechar a competição e ser realizado durante todo o período dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Na pista, a ênfase foi a campanha histórica feita no Campeonato Mundial de Tóquio 2025. O Brasil chegou a 19 pódios em Mundiais. São três ouros – o primeiro lugar de Caio Bonfim se soma aos títulos de Alison dos Santos, nos 400 metros com barreiras em Eugene-2022, e de Fabiana Murer, no salto com vara, em Daegu-2011. Foi a melhor campanha do Brasil em Mundiais, com um ouro e duas pratas: além das duas medalhas de Caio Bonfim, Alison dos Santos sagrou-se vice-campeão dos 400 metros com barreiras.

A CBAt realizou um calendário completo de competições nacionais, com destaque para os Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20, Sub-23 - em várias cidades e Estados do Brasil - e o Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo, que foi em São Paulo, numa parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com telões de led, inovações para o público, presença da mídia, transmissão ao vivo (Time Brasil e TV Atletismo Brasil), medalha em homenagem a Aída dos Santos. 

Na competição foram estabelecidos 6 recordes sul-americanos (1 sub-18), 9 recordes brasileiros (dois deles sub-18) e 8 recordes do Troféu Brasil. E também estabelecidos ou ratificados 3 índices para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão. Deram show destaques como Erik Cardoso, que correu os 100 m em 9.93 (1.5) e Luiz Maurício da Silva que fez 91,00 m no lançamento do dardo. 

Mais as Copas de Marcha Atlética, Cross Coyntry, Meio-Fundo e Fundo e de Provas Combinadas, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva (universitário) e a Taça Máster, pela bandeira do #somosatletismo. 

Na outra ponta a CBAt comemora os seus 48 anos com o aumento de 60 para 85 no número de Centros de Formação do Atletismo (CFA), em 20 Estados e no Distrito Federal. São os 'Centrinhos' contemplados com base no Edital de Chamamento 01/2025 do programa, que terá duração de 14 meses, até dezembro de 2026. Todas as regiões do Brasil - Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul - têm representantes na lista.  Os Centrinhos são um investimento no atletismo de base e a presença da CBAt tem o objeto de apoiar e estimular iniciativas que atuam nos segmentos social, de iniciação e desenvolvimento. 

A CBAt levou a sua comunidade valores de sustentabilidade - com reciclagem de lixo, campanha sobre o uso consciente da água e plantio de árvores -, Jogo Limpo - com informações sobre o antidoping -, atuou para a equidade de gênero, fortaleceu entidades e comissões (STJD, Conselho de Ética, Comissão de Atletas e Comitê Feminino), participou de eventos importantes - Summit de Corridas de Rua e COB Expo, a feira de todos os esportes. 

Ampliou a capacitação a arbitragem e treinadores, inclusive com cursos da World Athletics Nível II para Treinadores.

E ainda atuou, em Brasília, na política esportiva com conquistas expressivas que divide com o movimento olímpico brasileiro como a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte Permanente.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia