categoria
Atletismo Brasil
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ganhou três troféus na noite desta terça-feira (9/12), em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, por suas boas práticas de governança na gestão do esporte que tem 21 medalhas olímpicas e 85 centrinhos de formação.

Wlamir Motta Campos agradece pelos prêmios Transparência e Equidade recebidos do Sou do Esporte
(foto: Foco Radical/Divulgação)
O Atletismo Brasil comemorou o reconhecimento que recebeu, neste fim de 2025, no 10º Prêmio Sou do Esporte Foco Radical: Transparência, Equidade e Comissão de Atletas. Os três troféus foram recebidos por Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e por Cleiton Cesário, presidente da Comissão de Atletas, em cerimônia realizada nesta terça-feira (9/12), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, com transmissão da BandSports.
A premiação do Instituto Sou do Esporte reconhece práticas de governança, transparência e integridade na gestão de entidades esportivas, clubes e gestores.
"Quero agradecer a todo o Time CBAt pelo trabalho diário, de sol a sol. O papel do gestor é fazer mais do que o atleta, que transpira todos os dias e nos inspira todos os dias. É nossa obrigação fazer essa gestão para que possamos cada vez mais potencializar a performance dos atletas. Esses troféus são alegria e motivação. Celebramos esse ano milhões de contratos de patrocínios, muito devido ao respeito a transparência, a equidade e a boa governança", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
Na categoria Comissão de Atletas - Projetos o atletismo foi bicampeão do Prêmio Sou do Esporte (2024 e 2025). "Agradeço aos membros da Comissão, a minha vice Ana Cláudia que está aqui: sem todos vocês não teríamos este prêmio. Obrigado ao Sou do Esporte por estimular as Comissões de Atletas. Fica o alerta para que todas as confederações tragam os atletas para perto de suas gestões. Obrigada a CBAt pelo apoio para vencermos pelo segundo ano consecutivo", afirmou Cleiton Cezário Abrão.
Além de Cleiton, presidente, e de Ana Cláudia Lemos Silva, vice-presidente, integram a Comissão de Atletas: Jaqueline Beatriz Weber, Tatiane Raquel da Silva, Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa, Pedrina Silva Vieira, Allan da Silva Wolski, Antônio Henrique Barreto Lima e Cleginaldo Silva Gomes.
A história registra outras premiações do Instituto Sou do Esporte ao Atletismo Brasil. Em 2024, recebeu os prêmios nas categorias Melhores Práticas de Governança - Transparência e Comissão de Atletas.
Em 2023, o prêmio Sou do Esporte de Gestor do Ano foi para Wlamir Motta Campos. O campeão olímpico Joaquim Cruz – medalha de ouro nos 800 m em Los Angeles 1984 – foi o homenageado especial.
Em 2022, a CBAt ganhou o Prêmio Sou do Esporte Equidade de Gênero, pela inserção das mulheres nas seleções e administração, e foi eleita a melhor confederação do mundo (Member Award) pela World Athletics.
O ano de 2025 começou com a renovação da Certificação da Lei Pelé. As contas da CBAt e o relatório de gestão foram aprovados na Assembleia Geral, em março, assim como reeleito para mais o ciclo olímpico até Los Angeles 2028 Wlamir Motta Campos.
A CBAt completou 48 anos de fundação (2/12/2025), com a melhor participação em um Campeonato Mundial, em Tóquio (JAP), com ouro e prata de Caio Bonfim na marcha atlética e prata de Alison dos Santos nos 400 m com barreiras. Somou 19 medalhas em Mundiais às 21 medalhas olímpicas na história do Atletismo Brasil e ao orgulho de ter alguns contratos mais longevos - com a Caixa e Loterias Caixa (até 2028), a PUMA (2032) e o novo patrocínio com a Fictor (2029).
A Caixa e as Loterias Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240