VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Corrida Segura é tema de destaque no 4º Summit ABRACEO CBAt

categoria

Corrida de Rua

Médicos e representantes das entidades do setor apresentaram recomendação para o planejamento médico nas corridas de rua - aplicação do Anexo 3, da Norma 7 - no segundo dia de trabalho do congresso que mais uma vez reuniu em São Paulo integrantes do processo de organização de corridas de rua.

POSTADO EM: 22/01/2026
Imagem de capa da notícia: Corrida Segura é tema de destaque no 4º Summit ABRACEO CBAt

Painel apresenta recomendação para a corrida segura

A Corrida Segura para os atletas de elite e todos os corredores amadores do Brasil foi tema relevante no segundo dia de trabalho do 4º Summit ABRACEO CBAt, realizado terça-feira e quarta-feira (20 e 21/1), na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. 

O tema do painel Atendimento Médico ao Redor do Mundo, apresentado pelo diretor médico da World Athletics Dr. Matthew Sedgley, abriu a programação das conversas da área médica. 

A apresentação do painel "Planejamento médico nas corridas de rua - Aplicação do Anexo 3 da Norma 07", por Mateus Freitas Teixeira, médico do esporte e cardiologista, mediado pelo cardiologista Aézio Magalhães, com a participação de Guilherme Celso, presidente da ABRACEO, Claudio Castilho, diretor Executivo da CBAt e Aércio de Oliveira, coordenador de Corrida de Rua da CBAt, abordou o tema corrida segura.

Desde 2025 e após a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO) as discussões em torno da corrida segura não pararam. O objetivo é conscientizar atletas sobre a saúde, garantir a segurança dos participantes e fortalecer a regularização das corridas de rua e os permits - selos de qualidade emitidos pela CBAt e as 27 federações do Brasil.

A corrida é uma maneira muito democrática de levar pessoas a fazer exercício, mas "respeitar os limites e fazer uma avaliação é tão importante quanto correr, porque você corre com segurança", alertou Mateus. Uma única morte súbita, mesmo que num universo de 50 mil pessoas, é fato seríssimo e pode até afastar as pessoas das corridas. 

A partir da assinatura do termo de cooperação em 2025 as discussões não pararam pela busca de uma recomendação para a Norma 7, uma diretriz que o organizador pudesse ter como referência para planejar a corrida de rua. "Entre as discussões que se seguiram e estão seguindo temos uma recomendação", informou Mateus. "Foi uma troca de experiência para adequar ciência e a realidade do Brasil. Estamos falando de recomendação, uma direção, e não uma obrigação."

Na recomendação apresentada para o planejamento médico nas corridas de rua - aplicação do Anexo 3, da Norma 7 - estão pontos como: ter diretor médico; posicionamento dos recursos médicos (postos de hidratação, DEAs - Desfibriladores Externos Automáticos etc); comunicação - staffs bem treinados; estrutura de atendimento (tenda, hospitais próximos, equipamentos etc); plano de segurança para a corrida de rua; e plano de corrida com check list. "A WA coloca alguns requisitos para atletas de elite", acrescentou Mateus.

"Há um ano e meio a gente começou isso e se orgulha muito por estarmos iniciando essa construção. O objetivo é que a corrida seja um ambiente cada vez mais seguro e as pessoas se sintam cada vez mais entusiasmadas a participar", disse Aézio.

"Foi um tempo longo de discussão e algumas questões eram pilares desde o princípio e nortearam as reuniões", disse Claudio Castilho, citando dentre os pilares: tema relevante porque lida com vida; respeitar instituições; não 'engessar' para os organizadores; e o modelo de governança da CBAt - o documento será publicado após discutido e aprovado por todas as instâncias. "Tinha como missão gerar um documento que fosse uma recomendação para qualquer organizador, que ele tenha uma orientação para a corrida de rua", acrescentou.

Guilherme Celso disse que na ABRACEO as conversas dos organizadores sempre tiveram a preocupação com a área médica. "A gente que está na ponta tem de ter uma recomendação exequível, não queremos morte em corridas. Que todos possam seguir a recomendação, quando publicada", disse Guilherme Celso.

Aércio Oliveira comentou que os organizadores procuram a CBAt para "tirar duvidas em relação a esse planejamento e essa recomendação vai servir para isso, tirar essas dúvidas". "Vai ajudar muito os organizadores", comentou.

Cursos da WA - O trabalho que vem sendo realizado no Brasil já aproximou os organizadores da World Athletics que promoveu em Curitiba, em novembro de 2025, o Curso de Medicina de Emergência em Corrida de Rua (REMC). A certificação tem reconhecimento global e é exigida para diretores médicos de provas com selo World Athletics Label Road Races e Permit Ouro CBAt. O segundo curso da World Academy for Endurance Medicine será por ocasião da Maratona Internacional de São Paulo, dias 11 e 12 de abril de 2026.

Governo Federal - O Governo Federal também participou do Summit, se aproximando dos organizadores de corridas de rua e de todos os envolvidos com o setor. Iziane Castro Marques,  secretária Nacional de Excelência Esportiva, 'apresentou' o Ministério do Esporte do Brasil aos participantes, falando, inclusive, sobre o orçamento da pasta.

Outros temas abordados foram: "O doping nas corridas de rua: o que pode ser feito?", por Ana Paula Bonetti, diretora de Educação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD); "Políticas de Fomento ao Esporte: A Contribuição da Lei de Incentivo Federal para o Setor de Corridas de Rua", por Carolinne Gomes Neves de Carvalho, diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte; Certificações para Entidades da Administração e Prática do Esporte - Processo e Perspectivas de Futuro, por Joseane Salmito de Araújo Sitônio, diretora de Certificação.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CBAt

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia