categoria
Atletismo Brasil
Marchador Caio Bonfim e saltadora Juliana Campos foram consagrados como os melhores do ano pela comunidade atlética, que também premiou jovens destaques, treinadores e clubes, em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (22/1), em São Paulo.

Caio Bonfim, Melhor Atleta do Ano, brilha em noite de gala do Atletismo Brasil
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
O 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa celebrou atletas, ex-atletas, treinadores, clubes e grandes resultados conquistados pelo atletismo brasileiro na temporada de 2025. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta quinta-feira (22/1), na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, e consagrou o marchador Caio Bonfim e a saltadora Juliana Campos como os melhores atletas de 2025.
Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), agradeceu aos parceiros da entidade, aos patrocinadores e aos entes esportivos que fizeram parte da excelente temporada de 2025. "Meus agradecimentos a todos e a cada um de vocês que, durante o ano de 2025, suaram, transpiraram, inspiraram e trabalharam muito para que a gente chegasse a esse momento de celebração. Meus cumprimentos a todos os indicados e a todos os premiados. O atletismo está bem representado por todos vocês."
Caio Bonfim (CASO-DF) e Juliana Campos (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) conquistaram grandes resultados em 2025 e destacaram-se, especialmente, na disputa do Mundial de Tóquio, em setembro, principal competição da temporada. Os dois vencedores foram escolhidos como os melhores do atletismo brasileiro em votação realizada por um júri técnico, formado por treinadores, representantes das federações estaduais, convidados da área técnica do Comitê Olímpico do Brasil e jornalistas.
Caio, de 34 anos, tornou-se o atleta brasileiro com o maior número de medalhas em Campeonatos Mundiais. Em Tóquio, foi campeão dos 20 km e vice-campeão dos 35 km da marcha atlética. Os dois títulos inéditos foram somados às duas medalhas de bronze nos 20 km conquistadas nos Mundiais de Londres-2017 e Budapeste-2023.
"Poder estar com esse prêmio em 2025, ao lado do Luiz Maurício e do Piu, é um privilégio. Quero agradecer a todos que participaram das minhas conquistas. Meus pais, primeiramente, como treinadores; minha esposa; a Caixa, a Confederação Brasileira de Atletismo, a Puma, o Comitê Olímpico do Brasil, obrigado ao Ministério do Esporte e ao Bolsa Atleta. Queria agradecer de coração, foi um ano muito especial. Dedico esse prêmio a todos que me ajudaram, e que os meninos novos, que possam ser gigantes em 2026, levando a bandeira do Brasil".
Juliana, de 29 anos, recolocou o Brasil em uma final mundial do salto com vara após dez anos. Segunda melhor brasileira da prova em todos os tempos, atrás apenas da campeã mundial Fabiana Murer, superou seu recorde pessoal na prova cinco vezes em 2025, até chegar aos 4,76 m, que lhe valeu a 8ª posição do ranking mundial da temporada passada.
As conquistas de Caio também renderam o título de melhor treinadora do atletismo brasileiro a Gianetti Bonfim (CASO-DF), que, além de sua técnica, também é sua mãe. Gia, de 60 anos, foi eleita pelo júri técnico como a melhor treinadora pela terceira vez consecutiva.
O Prêmio Melhores do Atletismo também celebrou os resultados de jovens competidores. A velocista Hakelly Maximiano (AECD Macaé-RJ) e o arremessador Alessandro Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) foram os vencedores do Troféu Fictor - Jovem Atleta Destaque, que reconhece o desempenho dos atletas das categorias de base, também por escolha do júri técnico.
Hakelly, de 17 anos, é a atual campeã brasileira sub-18 e sub-20 nos 100 m e nos 200 m, além de ser recordista brasileira sub-18 das duas provas, e recordista sul-americana sub-18 nos 100 m. Também é a atual vice-campeã brasileira adulta dos 200 m.
Alessandro, de 18 anos, é campeão brasileiro, bicampeão sul-americano e campeão pan-americano sub-20 do arremesso do peso. Conquistou a medalha de bronze em duas importantes competições adultas em 2025, o Troféu Brasil e o Grande Prêmio Brasil de Atletismo.
Além dos excelentes resultados na temporada passada, os dois atletas conquistaram a qualificação para a principal competição das categorias de base de 2026, o Mundial Sub-20 de Eugene, nos Estados Unidos, que será realizado entre 5 e 9 de agosto.
Duas categorias – Atleta da Galera e Imagem do Ano – tiveram seus campeões definidos por votação popular online. Ana Beatriz Corassini (Instituto de Atletismo Foz do Iguaçu-PR) e Wilton Santos Júnior (AD Centro Olímpico-SP) foram os escolhidos na categoria que celebra os atletas com mais carisma e empatia com o público e a comunidade do atletismo.
O fotógrafo Alexandre Loureiro foi o premiado com a Imagem do Ano, em um registro da chegada da final dos 110 metros com barreiras nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção. O profissional flagrou a chegada de Thiago Resende Ornelas, que ficou com a medalha de prata.
O Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel, de Uberlândia (MG), e a Associação Desportiva Centro Olímpico, de São Paulo (SP), foram consagrados como os melhores clubes de alto rendimento e de formação, respectivamente, graças aos resultados conquistados nos Brasileiros de 2025. O Praia sagrou-se bicampeão da categoria, e o Centro Olímpico foi premiado pela quarta vez consecutiva.
Os vencedores do 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa
Clube Formador - AD Centro Olímpico-SP
Clube de Alto Rendimento - Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG
Imagem do Ano - Alexandre Loureiro – foto de Thiago Resende Ornelas nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção (Paraguai)
Treinador Destaque do Ano - Gianetti Bonfim (CASO-DF)
Troféu Fictor - Jovem Atleta Destaque Feminino - Hakelly Maximiano da Silva (AECD Macaé-RJ)
Troféu Fictor - Jovem Atleta Destaque Masculino - Alessandro Borges Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)
Atleta da Galera Feminino - Ana Beatriz Corassini (Instituto de Atletismo Foz do Iguaçu-PR)
Atleta da Galera Masculino - Wilton Santos Júnior (AD Centro Olímpico-SP)
Melhor Atleta do Ano Feminino - Juliana Campos (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)
Melhor Atleta do Ano Masculino - Caio Bonfim (CASO-DF)
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240