VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Gianetti Bonfim é premiada pela terceira vez como melhor treinadora do atletismo brasileiro

categoria

Atletismo Brasil

Mãe e treinadora do campeão mundial Caio Bonfim foi eleita como a Treinadora Destaque de 2025 pelos votos do júri técnico; ela recebeu a premiação na noite desta quinta-feira (22/1) na cerimônia do 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa. "Esse troféu representa a todos nós, que trabalhos duro, que formamos atletas, que formamos pessoas, mais do que campeões", disse Gia.

POSTADO EM: 23/01/2026
Imagem de capa da notícia: Gianetti Bonfim é premiada pela terceira vez como melhor treinadora do atletismo brasileiro

Gianetti Bonfim: Treinadora Destaque recebe troféu em São Paulo

(foto: Gustavo Alves/CBAt)

Gianetti Bonfim (CASO-DF) foi escolhida pela terceira vez como a Treinadora Destaque do ano. Eleita por um júri técnico, Gianetti foi premiada na noite desta quinta-feira (22/1) na cerimônia do 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa, realizada na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.

Mãe e treinadora do campeão mundial Caio Bonfim, Gianetti também orienta outros atletas da marcha atlética no Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO), no Distrito Federal, junto de João Sena, marido, treinador e pai de Caio. Também é mãe de Evam e avó de três meninos – Miguel, Theo e Manuel, filhos de Caio com a esposa Juliana.

Gia, como é conhecida, também foi marchadora e conquistou inúmeros títulos no Brasil e no exterior. É advogada, mas optou por se dedicar ao atletismo e à marcha atlética. "Me vi tão envolvida com o esporte, o atletismo e a marcha atlética que deixei minha profissão de origem, mas sou apaixonadíssima pelo Direito."

Gianetti recebeu 80% dos votos do júri técnico, formado por treinadores, representantes das federações estaduais, convidados da área técnica do Comitê Olímpico do Brasil e jornalistas, e recebeu a premiação das mãos de Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil. Os outros dois indicados à categoria foram Fernando Barbosa de Oliveira, treinador do recordista sul-americano do dardo Luiz Maurício da Silva, e Darci Ferreira, treinador do mais rápido velocista brasileiro, Erik Cardoso.

A troféu de Treinadora Destaque foi entregue a Gianetti por Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil. "É uma honra, um privilégio, fazer parte desse grupo seleto do atletismo brasileiro. Eu quero agradecer ao meu marido, João Sena, que é o idealizador e fundador de tudo o que estamos vivendo. Quero agradecer à minha Confederação, ao meu Comitê Olímpico... eu gosto de falar 'meu', porque eu gosto de pertencer à tudo o que eu faço: meu clube, CASO; minha Federação, em Brasília; meus atletas. Vocês moram no meu coração"

Gianetti também homenageou os treinadores e treinadoras do atletismo brasileiro. "Eu estava disputando com o Darci e com o Fernandão, mas temos muitos outros treinadores e treinadoras que poderiam estar aqui no meu lugar. Esse troféu representa a todos nós, que trabalhos duro, que formamos atletas, que formamos pessoas, mais do que campeões. Que Deus nos dê vida para continuar fazendo esse trabalho e deixando esse legado. E que possamos ganhar muito mais medalhas para o nosso Brasil". 

Na parceria com o filho Caio, Gianetti conquistou uma medalha olímpica (prata em Paris-2024) e quatro medalhas em Mundiais (bronze em Londres-2017 e Budapeste-2023, ouro e prata em Tóquio-2025), além de dezenas de títulos nacionais e recordes brasileiros e continentais.

Gianetti tem 60 anos – nasceu em 13 de março de 1965, em Sobradinho, Distrito Federal. Começou no atletismo com 16 anos, e disputou várias provas: 800 m, 1.500 m, 5.000 m, 10.000 m, meia maratona e maratona. A marcha atlética chegou após o nascimento de Caio, em 1991. Começou a treinar "de verdade" para a prova quando o filho tinha três anos. 

Foi recordista nacional, campeã ibero-americana e sul-americana, tem oito títulos brasileiros e disputou quatro Copas do Mundo com a marcha atlética. Competiu a prova dos 29 aos 42 anos. Em 2007, era a melhor do Brasil quando encerrou a carreira por causa de uma hérnia de disco.

Os vencedores do 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa

Clube Formador - AD Centro Olímpico-SP

Clube de Alto Rendimento - Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG

Imagem do Ano - Alexandre Loureiro – foto de Thiago Resende Ornelas nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção (Paraguai)

Treinador Destaque do Ano - Gianetti Bonfim (CASO-DF)

Troféu Fictor - Jovem Atleta Destaque Feminino - Hakelly Maximiano da Silva (AECD Macaé-RJ)

Troféu Fictor - Jovem Atleta Destaque Masculino - Alessandro Borges Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)

Atleta da Galera Feminino - Ana Beatriz Corassini (Instituto de Atletismo Foz do Iguaçu-PR)

Atleta da Galera Masculino - Wilton Santos Júnior (AD Centro Olímpico-SP)

Melhor Atleta do Ano Feminino - Juliana Campos (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)

Melhor Atleta do Ano Masculino - Caio Bonfim (CASO-DF)

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CBAt

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia