VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Caio Bonfim e Juliana Campos são os melhores do ano do atletismo brasileiro

categoria

Atletismo Brasil

Campeão e finalista mundial foram eleitos por um júri técnico e premiados na noite desta quinta-feira (22/1), na cerimônia do 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa, em São Paulo. Caio, estrela da noite, ainda foi homenageada com a medalha José Telles da Conceição pelo ouro e a prata em Tóquio.

POSTADO EM: 23/01/2026
Imagem de capa da notícia: Caio Bonfim e Juliana Campos são os melhores do ano do atletismo brasileiro

Caio Bonfim recebe seu troféu no palco da Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo

(foto: Gustavo Alves/CBAt)

O marchador Caio Bonfim (CASO-DF) e a saltadora Juliana Campos (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) são os Melhores Atletas do Ano do atletismo brasileiro. Eleitos por um júri técnico, eles foram premiados na noite desta quinta-feira (22/1) na cerimônia do 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa, realizada na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.

Com a premiação, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) reconhece os melhores desempenhos de atletas, treinadores e clubes, em votação auditada e feita por treinadores, representantes das federações estaduais, convidados da área técnica do Comitê Olímpico do Brasil e jornalistas. 

A temporada de 2025 foi particularmente especial para o atletismo brasileiro, que teve no Mundial de Tóquio, em setembro, sua melhor participação da história na competição, com a conquista de três medalhas. Além disso, a modalidade teve a consagração de atletas na elite nacional e mundial, além da consolidação de jovens competidores.

Caio foi escolhido como o melhor atleta do ano por 86,67% dos votantes, e recebeu o seu troféu das mãos de Denis Mendes Matias, superintendente nacional das Loterias Caixa. Também foram finalistas Alison dos Santos (Pinheiros-SP) e Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG).

"É um prazer poder voltar. Quando a gente faz um grande ano, a gente quer repetir. Poder estar com esse prêmio em 2025, ao lado do Luiz Maurício e do Piu, é um privilégio. Quero agradecer a todos que participaram das minhas conquistas. Meus pais, primeiramente, como treinadores; minha esposa; a Caixa, a Confederação Brasileira de Atletismo, a Puma, o Comitê Olímpico do Brasil, obrigado ao Ministério do Esporte e ao Bolsa Atleta. Queria agradecer de coração, foi um ano muito especial. Dedico esse prêmio a todos que me ajudaram, e que os meninos novos possam ser gigantes em 2026, levando a bandeira do Brasil."

Caio Bonfim, de 34 anos, vice-campeão olímpico em Paris-2024, teve um 2025 também inesquecível. Conquistou a medalha de ouro nos 20 km e a medalha de prata nos 35 km da marcha atlética no Mundial de Tóquio, tornando-se o atleta com o maior número de medalhas em Campeonatos Mundiais do atletismo brasileiro.

Em Tóquio, Caio alcançou sua oitava participação em Mundiais. Já tinha subido ao pódio duas vezes: foi medalha de bronze em Londres-2017 e Budapeste-2023 nos 20 km. Agora, tem medalhas de todas as cores – ouro, prata e bronze –, podendo homenagear cada um de seus filhos: Miguel, o mais velho; Theo, o do meio; e o pequeno Manuel, que nasceu em 7 de julho, em meio à preparação para o Mundial no Japão. 

Caio ainda recebeu um quadro - peça de arte - pelos dois recordes quebrados em 2025; duas medalhas José Telles da Conceição pelos dois pódios do Mundial de Tóquio; homenagem como ídolo do Atletismo Brasil. Brilhou na festa de premiação dos melhores e deixou São Paulo, de volta a Brasília, com o Mega Prêmio das Loterias Caixa por suas conquistas no Mundial de Tóquio.

Juliana Campos não esteve na cerimônia – ela treina na Itália –, mas foi representada por Felipe Calixto, gerente de atletismo do Praia Clube. Ela recebeu 56,67% dos votos, e foi finalista junto com Núbia de Oliveira e Viviane Lyra, todas atletas do Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG.

"Infelizmente eu não pude participar da cerimônia hoje, mas eu estou muito, muito feliz, de ter ganhado esse prêmio. É um grande reconhecimento de todo o meu trabalho", disse Juliana. "Muita gente conhece a minha história, que foi de altos e baixos, e estou muito feliz de não ter desistido de mim. Estou muito orgulhosa do meu ano, de ter terminado o ano como finalista do Mundial, ter atingido a marca de 4,76 m, ser a oitava do mundo, coisas que eu sempre sonhei mas que a gente custa a acreditar que é verdade. Só tenho a agradecer todo mundo que votou em mim e que sempre torceu por mim." 

Juliana, de 29 anos, teve em 2025 o ano de melhores resultados de sua carreira. A atleta do salto com vara é a segunda melhor brasileira em todos os tempos da prova, melhorando seu recorde pessoal cinco vezes na temporada. Além disso, recolocou o Brasil em uma final de Mundial após dez anos, seguindo os passos de Fabiana Murer, com quem treinou em São Caetano do Sul.

Até o início do ano passado, Juliana tinha 4,60 m como recorde pessoal, marca obtida em 2023. Terminou a temporada com 4,76 m – com o resultado, terminou o ano de 2025 como a 8ª melhor saltadora do ranking mundial. Após ser treinada por Elson Miranda e Karla Rosa da Silva, Juliana mudou para Pádua, na Itália, onde passou a ser orientada por Marco Chiarello. A ida para a Europa foi, para a atleta, uma renovação de ânimo após a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, e tem trazido grandes resultados.

Os vencedores do 5º Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa

Clube Formador - AD Centro Olímpico-SP

Clube de Alto Rendimento - Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG

Imagem do Ano - Alexandre Loureiro – foto de Thiago Resende Ornelas nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção (Paraguai)

Treinador Destaque do Ano - Gianetti Bonfim (CASO-DF)

Troféu Fictor - Jovem Atleta Destaque Feminino - Hakelly Maximiano da Silva (AECD Macaé-RJ)

Troféu Fictor - Jovem Atleta Destaque Masculino - Alessandro Borges Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)

Atleta da Galera Feminino - Ana Beatriz Corassini (Instituto de Atletismo Foz do Iguaçu-PR)

Atleta da Galera Masculino - Wilton Santos Júnior (AD Centro Olímpico-SP)

Melhor Atleta do Ano Feminino - Juliana Campos (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG)

Melhor Atleta do Ano Masculino - Caio Bonfim (CASO-DF)

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CBAt

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia