categoria
Atletismo Brasil
A data - 10 de fevereiro - foi instituída por lei para homenagear as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. Os registros históricos mostram que existem atletas há cerca de 3 mil anos. O princípio do esporte como uma forma de ganhar a vida vem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

O marchador Caio Bonfim escolheu o esporte - o atletismo - como a sua profissão. É com ela que leva o sustento para a sua família - casado com Juliana, é pai de Miguel, Theo e Manuel. Por intermédio de Caio Bonfim e suas relevantes conquistas recentes - dentre elas, a medalha olímpica de prata nos Jogos de Paris 2024 e o título de campeão mundial em Tóquio 2025, ambas nos 20 km da marcha atlética - a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) parabeniza a todos os atletas que fazem do esporte a sua profissão.
O Dia do Atleta Profissional, comemorado todo dia 10 de fevereiro, foi estabelecido como homenagem as pessoas que fazem do esporte a sua profissão, conforme a Lei nº 9.615 de 28 de março de 1998, que considera o esporte uma prática profissional e institui normas gerais sobre o tema.
É uma lei relativamente recente, porque muitos atletas já viviam do esporte há muito tempo, como o caso dos jogadores de futebol. Mas não existia a carteira profissional assinada, 13º, férias, aviso prévio, contrato de imagem e demais direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Antigamente, o atleta amador não podia receber nem presentes por suas conquistas, sem correr o risco de ser acusado de ser profissional e perder a condição de participar, por exemplo, dos Jogos Olímpicos. Muitos heróis do atletismo, como Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico do salto triplo, tiveram que recusar ofertas tentadoras, como o recebimento de uma casa, para continuar defendendo as cores do Brasil.
Os registros históricos mostram que existem atletas há cerca de 3 mil anos. O princípio do esporte como uma forma de ganhar a vida vem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que inspiraram a primeira Olimpíada da Era Moderna, na Grécia, em 1896.
Os Jogos inicialmente eram realizados em Olímpia, na Grécia, quando os atletas eram “patrocinados” por pessoas para treinar em tempo integral, muitos eram militares. A primeira edição remonta a 776 aC.
Com o crescimento dos Jogos Olímpicos, que se tornaram mais importantes ao longo do tempo, e com a subida de popularidade de vários esportes o atleta profissional pago passou a ser uma profissão. Jogadores da NBA e estrelas do tênis estão entre os destaques olímpicos e são muito bem recompensados financeiramente. O atletismo mundial, por meio da World Athletics, também remunera recordes e tem premiações para pódios e conquistas, assim como as corridas de rua.
Para ser um atleta é necessário muito mais do que habilidades motoras. Um bom condicionamento físico não tem valor se não for um grande aliado da determinação, disciplina, responsabilidade, paixão e do apoio de uma equipe multidisciplinar. Esportistas têm de ser persistentes e enfrentar grandes dificuldades, como a dura rotina de preparação e os desafios das competições.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240