categoria
Sul-Americano
A competição será realizada em Cochabamba, na Bolívia, dias 28 de fevereiro e 1 de março; o treinador da nova geração do Atletismo Brasil disse que está muito feliz com a transição de carreira: estudos, paixão e sonhos.

Túlio Moura em atuação no Troféu Brasil de Atletismo 2025
(foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
O Atletismo Brasil convocou nove treinadores para integrar a Comissão Técnica da seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano Indoor, dias 28 de fevereiro e 1 de março, em Cochabamba, Bolívia. Dentre eles estão treinadores da nova geração, atletas que faz bem pouco tempo experimentam a transição de carreira com muito estudo, paixão pela modalidade e sonhos. Como Túlio Bernardo Macedo Alfano Moura (Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu-PR), que foi convocado pela primeira vez - nunca integrou uma seleção antes, nem como atleta.
"Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Era um objetivo e eu tenho todo o desejo de seguir o que a minha família construiu, seguir a carreira de treinador. Tenho o objetivo de ir para mais competições, conquistar cada vez mais e colocar os atletas realmente em boas colocações em campeonatos nacionais e internacionais", afirmou Túlio, de 34 anos, agora treinador do saltador em altura Thiago Moura, seu irmão.
Túlio Moura, do clã dos 'Moura' - de técnicos consagrados como Neílton, seu pai, e Nélio, seu tio (treinou dois campeões olímpicos dentre os muitos atletas com os quais trabalhou) -, é nome novo na lista. Assim como Wagner Domingos, o Montanha (Associação Atlética Banco do Brasil-Cascavel-PR), do lançamento do martelo, e Henrique Camargo Martins (Esporte Clube Pinheiros-SP), do salto com vara, que também estão na seleção brasileira que irá a Cochabamba. Todos atuando como treinadores, com competência.
Túlio Moura foi atleta do salto triplo por 18 anos e estudante, enquanto competia - fez graduação, mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. "Fui mais para esse lado dos estudos e comecei dando treino para universitários, em 2014. Fui ter o meu primeiro atleta de alto rendimento em 2023, trabalhando no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo (NAR), em São Paulo. Eu competi até 2024 - parei de saltar no Troféu Brasil", contou Túlio que é coordenador pedagógico no NAR-SP, onde também dá aulas na pós-graduação, em cursos e certificações. Sua primeira temporada como técnico de atleta de alto rendimento foi em 2025.
Confirmou que atletismo é o assunto favorito quando encontra o pai, o tio, os irmãos, a prima, a tia... "Aprendo muito com eles", comentou. "No futuro é continuar o legado da minha família no atletismo, junto com meus irmãos, o Renato Átila (também treinador convocado para o Sul-Americano Indoor) e o Thiago Moura, com a Larissa Moura... Então é uma família que está em tudo no atletismo."
Túlio está treinando o seu irmão Thiago Moura e também Alexsandro Melo, o Bolt, do salto triplo, ambos convocados para a seleção. Também terá a companhia de Renato Atila, outro irmão, na Comissão Técnica, assim como da tia Tania Fernandes de Paula Moura.
"O Túlio cresceu com sua mãe no Paraná, mas sempre em contato comigo. Investiu tudo nos estudos, conquistando o título de doutor em Educação Física. Competiu no salto triplo, como treinador prepara atletas universitários, mas seu grande feito foi a conquista de duas medalhas no Troféu Brasil - ouro no salto em distância masculino e bronze no feminino - com atletas de Foz", comentou Neílton Moura, o pai orgulhoso.
Os treinadores convocados para o Sul-Americano
Liliana Adiers Lohmann (Rio de Janeiro)
Tânia Fernandes de Paula Moura (São Paulo)
Diogo dias Gamboa (Instituto Atletismo de Balneário Camboriú/IABC-SC)
Henrique Camargo Martins (Esporte Clube Pinheiros-SP)
Renato Átila Souza da Camara (Associação Unindo Famílias-SP)
Sanderlei Claro Parrela (Esporte Clube Pinheiros-SP)
Túlio Bernardo Macedo Alfano Moura (Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu-PR)
Victor Fernandes (Associação Desportiva Centro Olímpico-SP)
Wagner José Alberto Carvalho Domingos (Associação Atlética Banco do Brasil-Cascavel-PR)
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240