VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Atletismo de Campo Mourão festeja 35 anos: pólo de formação e desenvolvimento

categoria

Desenvolvimento

Sessão solene realizada na Câmara Municipal (11/2) marcou o aniversário do Atletismo Esperança, um dos Centros de Formação do Atletismo (CFAs) mais tradicional no Brasil com 70 atletas e força nas categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-20.

POSTADO EM: 12/02/2026
Imagem de capa da notícia: Atletismo de Campo Mourão festeja 35 anos: pólo de formação e desenvolvimento

Paulinho fala sobre o programa de atletismo da cidade que completou 35 anos.

(foto: Divulgação/Campo Mourão)

O projeto Atletismo Esperança, de Campo Mourão, no Paraná, é um dos Centros de Formação do Atletismo (CFAs) mais tradicional da modalidade no Brasil - hoje são 85 os 'centrinhos', como são chamados os polos de formação e desenvolvimento em atividade no País. O Atletismo Esperança completou 35 anos nesta quarta-feira (11/2) e a data foi comemorada com uma solenidade na Câmara Municipal da cidade. Atualmente, o polo trabalha com 70 atletas, de 8 a 27 anos, com ênfase nas categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-20.

O Programa Centros de Atletismo (CFA), criado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para identificar e apoiar a base do esporte em todo o Brasil, foi estabelecido em 2018. Evoluiu, selecionando dezenas de projetos pelo País para o fomento de novos talentos. E Campo Mourão está nele desde o início. 

Um exemplo de sucesso do projeto veio com a notícia de que Leticia Dominelli Daniel (lançamento do disco), Maria Ruth Alves da Fonseca (lançamento do martelo), Isadora Fiorini (lançamento do dardo), Gabriel Benicios Tenório Leite (lançamento do peso e disco) e João Lucas de Souza Fernandes (salto em distância) são os jovens atletas da Fundação de Esportes de Campo Mourão/ASSERCAM convocados para a seleção brasileira sub-18 que vai aos Jogos da Juventude no Panamá, em abril (delegação do Comitê Olímpico do Brasil). Sidmar Andrigheto Gielow é o responsável técnico.

O evento na Câmara Municipal de Campo Mourão reuniu autoridades, patrocinadores, colaboradores, atletas do presente e do passado, celebrando uma história marcada pela transformação de vidas, revelação de talentos e fortalecimento do atletismo no Estado do Paraná e no Brasil.

"O meu sonho se tornou realidade nesses 35 anos. Nesse tempo, levamos atletas para seleções brasileiras e do Paraná, vimos atletas se formando em cursos, em várias profissões, mudamos vidas e essa é a esperança que o atletismo trouxe para esses jovens", disse Paulo César da Costa, o Paulinho, professor e gestor do projeto. "É um projeto totalmente social que transforma crianças e forma grandes jovens para nossa sociedade."

"Sou fã do trabalho de Campo Morão, conheço o Paulinho há 43 anos - fomos atletas juntos -, acompanhei quando ele veio para Campo Morão e o desenrolar dessa história. O Paulinho, com perseverança e resiliência, com o poder de fazer com que a criança e o jovem acreditassem neles mesmos, construiu esse trabalho fantástico: 35 anos de vitórias, conquistas, inclusão e transformação social, de formação cristã e de protagonismo juvenil", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, convidado para o evento e que cumpriu agenda de compromissos no Paraná.

"Vim para agradecer ao Paulinho e a Campo Mourão. É uma honra ter essa equipe filiada a Federação de Atletismo do Paraná há 35 anos. A Federação foi fundada em 1932, tem 92 anos, e Campo Mourão faz parte dessa história. Eu só tenho a agradecer, parabenizar e, como disse o Paulinho, que venham mais 35 anos", disse Ubiratan Martins, o Bira, que é diretor executivo da Federação de Atletismo do Paraná (FAP) e assessor técnico da Secretaria de Estado do Esporte - representou o secretario Hélio Renato Wirbiski.

O Complexo Esportivo Roberto Brzezinski também foi citado como suporte ao sucesso do trabalho. O local foi reestruturado com uma nova pista de atletismo construída em uma área de 6.600 m² - inaugurada em 2024 -, com investimento de R$ 3,4 milhões do Governo do Estado do Paraná, que também destinou recursos para outras melhorias no local.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CBAt

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia