VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Cristiano Tedeski compete no Classic por romper limites no Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha

categoria

Brasileiro

O paranaense levará para a prova o seu conhecimento do percurso da Serra da Baitaca - "minha serra", como chama: estratégia pede ritmo dosado, mas com 'leitura do terreno' e velocidade; Tedeski, assim como outros atletas da especialidade, já participou de resgates na mata em auxílio aos bombeiros.

POSTADO EM: 20/02/2026
Imagem de capa da notícia: Cristiano Tedeski compete no Classic por romper limites no Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha

Cristiano Tedeski, que já participou de resgate de pessoas perdidas na mata, disputa o Classic

(foto: Divulgação)

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Corrida em Trilha e Montanha 2026, dia 1 de março, será no Parque Estadual da Serra da Baitaca, em Quatro Barras, Paraná, com 174 atletas de 44 clubes e dez Estados do País. Será realizado simultaneamente ao The Hill Race em Prol do Itupava, um desafio para corredores amadores, mas que já fazem trail run. Com a inclusão das corridas de trilha e montanha no calendário do Atletismo Brasil vão se revelando também ricas histórias de vida de atletas que encaram o desafio da montanha.

Como a do paranaense Cristiano José Tedeski, que vive em Colombo - cidade que desenvolve o atletismo -, de 37 anos, que se define como uma pessoa "movida pelo esporte". Atuou por 8 anos no Exército, jogou futebol e competiu em corridas de rua por 15 anos e entrou para as corridas em trilha e montanha há três anos (inscrito pela Prefeitura Municipal de Colombo, tem o patrocínio da @nutryoficial e também integra a equipe Life Runners Brasil). 

"Cheguei no trail run pela forte conexão com a natureza, o desafio da superação individual, motivado e incentivado por referências como Gilberto Bandeira, Cleverson Luiz Del Secchi, Rogério Silvestrin, Letícia Saltori e Leonardo Meira, todos atletas da região (Paraná)", disse Tedeski.

Vai competir o Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha na categoria Classic, prova de 17 km - a Largada Anhangava será às 8:25. Está ansioso e define como "um sonho prestes a se realizar". "Um campeonato nacional na 'minha serra', meu centro de treinamento, correndo ao lado dos melhores do país... Teremos um embate duríssimo no Classic. Sigo focado em fazer uma prova sólida, respeitando o percurso, mas não os meus limites. É superar e superar, o tempo todo", comentou. 

Tedeski conhece detalhadamente e serra. Garante que o percurso é "bastante técnico, com trechos que exigem atenção constante". Segundo define, não será apenas uma prova de velocidade, mas de estratégia, força física e 'leitura de terreno'. "Saber dosar o ritmo e se adaptar às características do percurso faz muita diferença no resultado final", afirmou.

A presença da corrida em trilhas e montanhas no calendário oficial do atletismo nacional é extremamente importante na opinião de Tedeski. "Fortalece a modalidade, valoriza os atletas e amplia a visibilidade do esporte no Brasil. Além disso, aproxima o atletismo brasileiro do cenário internacional e incentiva novos praticantes", ressaltou. "Cada prova é única, e isso é algo que motiva a vivenciar competições por todo o Brasil."

Atletas ajudam bombeiros em resgate na mata - "Essa modalidade me mostrou o quanto posso desenvolver minhas habilidades motoras, não apenas correr, em um nível que jamais imaginei. Também me trouxe oportunidades, melhor orientação em áreas remotas e mais empatia pelo próximo e pela vida humana", disse Tedeski, que já participou de resgate de pessoas desaparecidas na mata em auxílio ao Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros do Paraná.

"Eles acionam os mais experientes de nós e a gente vai lá para colaborar com o resgate. Eu pude participar de duas buscas, em uma delas tive a graça, a oportunidade de encontrar dois meninos que estavam três dias e três noites perdidos na mata. Junto com o meu amigo, Léo Meira. A gente encontrou os dois e pôde levá-los até os bombeiros, foi muito emocionante", conta Tedeski.

A The Hill Race 2026 é aberta a atletas não federados e as provas serão realizadas com a mesma estrutura do Brasileiro. E também terão como propósito direcionar recursos para reformas do Parque Estadual Serra da Baitaca e o Caminho de Itupava (trilha histórica, usada por indígenas e colonos para a circulação de pessoas e mercadorias no século 17).

Programação:
Sábado (28/2) – CT Ninho da Gralha
(Rua Pref. Domingos Mocelin Neto, 2.601 – Granja das Acácias, Quatro Barras)
10 horas – Congresso Técnico
10 às 16 horas – Entrega de Kits
10 às 16 horas – Expo Ninho da Gralha (comerciantes locais e patrocinadores)
CT Ninho da Gralha – Rua Pref. Domingos Mocelin Neto, 2.601 – Granja das Acácias, Quatro Barras (PR)
Domingo (1/3)
7 horas – Abertura
7 às 15 horas – Expo Ninho da Gralha (comerciantes locais e patrocinadores)
8 horas – Largada Itupava 32 km (Short Trail)
8:25 – Largada Anhangava 17 km (Classic)
8:50 – Largada Borda do Campo 7 km (Classic Sub-20)
11:30 – Corrida Beneficente (crianças da comunidade)
12:15 – Largada Uphill (Vertical)
13:30 – Início da Premiação
16 horas – encerramento

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo de Corrida em Trilha e Montanha 2026 será realizado dentro do The Hill Race (inscrições: www.thehillrace.com.br) e é competição do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Federação de Atletismo do Paraná (FAP).

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CBAt

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia