VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Atletismo Brasil convoca atletas para o Mundial de Revezamentos de Gaborone

categoria

Mundial

A equipe terá 18 atletas (6 mulheres e 12 homens) nos revezamentos 4x100 m masculino e 4x400 m, feminino e masculino, na disputa que vai ao Continente africano, em Bostwana, dias 2 e 3 de maio.

POSTADO EM: 15/04/2026
Imagem de capa da notícia: Atletismo Brasil convoca atletas para o Mundial de Revezamentos de Gaborone

Matheus Lima convocado para correr no 4x400 m no Mundial de Gaborone, Botswana

(foto: Fernanda Paradizo/CBAt)

O Atletismo Brasil convocou a seleção brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Revezamentos de Gaborone, em Bostwana, dias 2 e 3 de maio. A convocação foi feita ao vivo pelo presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, nesta quarta-feira (15/4).

O Brasil tem quatro medalhas olímpicas ganhas com o revezamento 4x100 m masculino, em Atlanta-1996 (bronze, no masculino), Sydney-2000 (prata, no masculino) e Pequim-2008 (bronze no feminino e no masculino).

O Brasil ainda tem um título mundial nesta competição para os revezamentos conquistado em 2019, em Yokohama, Japão, por Rodrigo Nascimento, Jorge Vides, Derick Souza e Paulo André Camilo de Oliveira (com 38.05 venceu os Estados Unidos, prata, e a Grã-Bretanha, bronze).

"A gente tem de seguir trabalhando porque o resultado vem. É muita história", disse Wlamir. Lembrou ainda que o Atletismo Brasil fez história novamente no último fim de semana (12/4) ao organizar um Campeonato Mundial de Marcha Atlética em Brasília, Distrito Federal, pela primeira vez no Hemisfério Sul - "elogiado por Sebastian Coe, presidente da World Athletics", destacou - com duas medalhas de bronze ganhas por atletas nacionais, pela maratona feminina por Equipes e por Caio Bonfim, na meia maratona.

"Quero compartilhar o elogio do Coe com toda a CBAt, os organizadores locais, a Federação de Atletismo do Distrito Federal, a Caixa, o Governo do Distrito Federal, o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Fizemos uma grande entrega", destacou Wlamir Motta Campos.

"Com relação ao Mundial de Revezamentos a expectativa está lá em cima com o 4x400 m feminino, com atletas experientes na equipe e outras que estão chegando, um time muito forte", disse, confirmando que as atletas do 4x400 m feminino realizarão camping de treinamento em Bragança Paulista, São Paulo, antes da viagem para o Continente africano.

"Sejam todos muito bem-vindos a seleção brasileira de atletismo que irá disputar esse campeonato mundial de revezamentos. Mais uma vez destaco a brasilidade do grupo, com atletas do Distrito Federal, Sergipe, Maranhão, São Paulo, Rio, Paraná... E temos atletas com muito talento. Parabéns a todos os atletas, treinadores, familiares, clubes, federações e patrocinadores."

Michael Cruz Araújo, da ASA Sorriso, equipe de Mato Grosso, jovem talento da velocidade, não foi convocado por causa de lesão. Michael foi campeão brasileiro sub-20 dos 100 m e dos 200 m na última temporada (2025).

Os atletas do 4x400 masculino treinarão no National Trainning Center Track, em Clermont, na Flórida. As integrantes do revezamento 4x400 m feminino vão se juntar no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo, de 21 a 23 de abril. As atletas ainda serão convocadas.

PROGRAMA HORÁRIO DO MUNDIAL

PÁGINA DO MUNDIAL DA GABORONE

Será a oitava edição do Mundial de Revezamentos lançado nas Bahamas, em 2014.

Além das medalhas, as equipes competem pela qualificação para o World Athletics Ultimate 26, de 11 a 13 de setembro, em Budapeste (Hungria), e para o Campeonato Mundial de Atletismo de Pequim-2027 (China).

Atletismo Brasil no Mundial de Revezamentos
Feminino

Anny Caroline de Bassi (EC Pinheiros-SP) - 4x400 m
Érica Geni Barbosa Cavalheiro (Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu-PR) - 4x400 m
Jaíny Suelen dos Santos Barreto (Instituto Elisângela Maria Adriano-SP) - 4x400 m
Júlia Aparecida Rocha Ribeiro (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - 4x400 m
Letícia Maria Nonato Lima (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - 4x400 m
Maria Victoria Belo de Sena (Fundação de Ciências, Tecnologia e Ensino-SP) - 4x400 m
Masculino
Erik Felipe Barbosa Cardoso (SESI-SP) - 4x100 m
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) - 4x100 m
Gabriel Aparecido dos Santos Garcia (EC Pinheiros-SP) - 4x100 m
Jorge Henrique da Costa Vides (EC Pinheiros-SP) - 4x100 m
Paulo André Camilo de Oliveira (Clube de Atletismo do Espírito Santo-CAES) - 4x100 m
Vitor Hugo Silva Mourão dos Santos (EC Pinheiros-SP) - 4x100 m
Emerson Vieira do Nascimento (ADEPOL-DF) - 4x400 m
Lucas da Silva Carvalho (EC Pinheiros-SP) - 4x400 m
Lucas Conceição Vilar (SESI-SP) - 4x400 m
Matheus Lima da Silva (EC Pinheiros-SP) - 4x100 m
Tiago Lemes da Silva (Instituto Atletismo de Balneário Camboriú-SC) - 4x400 m
Vinícius Moura Galeno (CASO-DF) - 4x400 m

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CBAt

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia