VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Sabrina Pena e Marco Túlio Gonçalves: dobradinha de ouro no meio fundo no Brasileiro Sub-23

categoria

Brasileiro

Os dois - que já haviam conquistado o título nos 1.500 m - brilharam mais uma vez na etapa deste sábado (13/6) com mais um ouro cada um, dessa vez nos 800 m. O Brasileiro Sub-23 termina neste domingo, com a quinta etapa, a partir das 14 horas, no Centro Olímpico.

POSTADO EM: 13/06/2026
Imagem de capa da notícia: Sabrina Pena e Marco Túlio Gonçalves: dobradinha de ouro no meio fundo no Brasileiro Sub-23

Sabrina Pena e Marco Túlio: duplo ouro, nos 800 m e nos 1.500 m no Brasileiro Sub-23: hegemonia

(foto: Gustavo Alves/CBAt)

Os meio fundistas Sabrina Gabrieli Pena e Marco Túlio Silva Gonçalves garantiram hegemonia nas provas de meio fundo, na terceira etapa do Campeonato Brasileiro Sub-23, neste sábado (13/6), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Ambos comemoraram o segundo título na competição. Depois de vencerem os 1.500 metros na etapa de abertura do Brasileiro, Sabrina Gabrieli Pena e Marco Túlio Silva Gonçalves foram os campeões dos 800 metros – os dois meio-fundistas representam o Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel, de Uberlândia (MG).

Sabrina, de 20 anos, fez o tempo de 2.04.77. Ficou feliz pelo título, mas mirava o recorde do campeonato (2.03.39), que é de Juliana Gomes dos Santos desde 2005. "Gostei da prova, mas em questão de marca, não foi o que eu esperava. Queria ter batido o recorde do campeonato. Mas vai sair na hora certa. Ano que vem, estaremos aqui de novo", disse a paranaense de Mandaguari, que treina com Anderson da Silva Carmo, e agora é tricampeã brasileira sub-23 da prova.

Marco Túlio Silva Gonçalves, que celebrou seu primeiro título brasileiro na categoria ao vencer os 1.500 metros, comemorou muito a dobradinha nos 800 metros. "É meu último ano no sub-23 e vim com a expectativa de ganhar as duas provas", disse o atleta de 22 anos, treinado por Robson da Silva Medeiros. "Não é fácil ganhar dois ouros, mas foi um dia por vez. Primeiro os 1.500 m, agora os 800 metros. Estou feliz demais. Agora é preparar para o Troféu Brasil e o Sul-Americano Sub-23". 

Ainda na prova masculina dos 800 metros, Luan Gabriel de Castro Benedicto dos Santos celebrou muito o resultado: com o tempo de 1.49.95, seu recorde pessoal, fez índice para o Mundial Sub-20 do Oregon (EUA), que será realizado em agosto. A marca mínima estabelecida pela World Athletics é de 1.50.00. Aos 18 anos, também comemorou a medalha de bronze no Brasileiro Sub-23. "Estou há muito tempo perseguindo essa marca, era o meu objetivo da temporada, porque estou no último ano da categoria sub-20", disse Luan, que representa o projeto Futuro Olímpico Arnaldo de Oliveira, do Rio de Janeiro, e é treinado por Antônio Euzébio Dias Ferreira.

Numa disputa emocionante, definida na última tentativa, Renan Firakawa Akamine (ADECO-SP) venceu o salto em distância com 7,41 m, por um centímetro de diferença para o segundo colocado Mateus Luiz Farias Borges (APAN-AM), que ficou com a medalha de prata (7,40 m). Murilo dos Santos Silva (Sesi-SP) levou o bronze (7,39 m). "A prova tinha ótimos atletas e foi muito disputada, definida no ultimo salto. A marca foi um pouco abaixo, mas com vento e frio", disse Renan, de 19 anos, que treina com Alexandre Morato e agora vai se dedicar para competir no Troféu Brasil, em julho, e no Sul-Americano Sub-23, em agosto.

Confira todos os resultados do Campeonato Brasileiro Sub-23

Serviço - O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) fica na Rua Pedro de Toledo, 1.651, Vila Clementino, São Paulo. A estação de metrô mais próxima é a AACD-Servidor, da Linha 6-Lilás. A saída da estação fica a poucos metros de distância do COTP, o que permite o rápido acesso a pé. 

É possível acompanhar a transmissão pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), por etapas. 

O Brasileiro Sub-23 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
 
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CBAt

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia