categoria
Brasileiro
Os jovens atletas - de 13 a 15 anos - vão competir de 9 a 11 de outubro na nova pista do estádio Ícaro de Castro Mello, o Ibirapuera, em São Paulo. Os clubes devem garantir presença de suas equipes no sistema on-line da CBAt até o dia 23 de setembro.

Centro Olímpico foi o campeão brasileiro sub-16 pela oitava vez em 2025
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
Estão abertas as inscrições para o Campeonato Brasileiro Interclubes CBI de Atletismo Sub-16 Loterias Caixa, que será realizado de 9 a 11 de outubro na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo. Será a terceira competição na pista de nove raias, de Classe 1 da World Athletics (depois de inaugurada, em julho, recebeu o Troféu Brasil e o Brasileiro Sub-18 apenas).
As inscrições encerram no dia 23 de setembro e devem ser realizadas on-line pelas equipes participantes (https://sge.cbat.org.br/inscricao/eventos).
Em caso de dúvidas, as entidades devem entrar em contato com o Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), dentro do prazo de inscrição (16 a 23/9). Solicitações encaminhadas após o prazo não serão aceitas.
Não é permitida a participação de atletas avulsos. Os atletas que estiverem com o registro CBAt vencido ou a vencer até a data de inscrição e competição, não estarão disponíveis para confirmação no sistema de inscrição on-line. O clube que constatar esta situação deverá entrar em contato imediato com sua Federação para renovar o registro.
A Nota Oficial 190/2026 trouxe o programa horário do Brasileiro Sub-16.
Os atletas que forem competir terão o dia 8 de outubro, das 13 horas às 15:30, para fazer o reconhecimento da pista. O estádio Ícaro de Castro Mello (Av. Marechal Estênio Albuquerque Lima, nº 401, Ibirapuera, São Paulo - SP) está localizado dentro do Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, conhecido como Ibirapuera.
A pista de nove raias recebeu o selo Classe 1 da World Athletics, o padrão mais alto para competições internacionais. O complexo - revitalizado pelo Governo do Estado de São Paulo e que tem operação técnica da CBAt - ganhou pista de aquecimento, iluminação, vestiários, arquibancadas para mais de 10.000 pessoas, dois novos telões, entre outras melhorias. O estacionamento do complexo é pago (informações sobre valores apenas no próprio local).
Na última edição do Brasileiro Sub-16, em 2025, a Associação Desportiva Centro Olímpico foi octacampeã brasileira (114 pontos), na Vila Olímpica Parayba, em João Pessoa. Também foi a segunda colocada no feminino (58) e a terceira no masculino (56). O SESI-SP foi vice-campeão geral (112 pontos) e também o primeiro colocado na categoria masculino (68). A APA Petrolina, de Pernambuco, foi a terceira na qualificação geral (75,5 pontos) e a segunda no masculino (59). No feminino, brilhou a Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD), de Macaé, Rio de Janeiro (73 pontos), com o Centro Olímpico em segundo (58) e SESI-SP (44) em terceiro.
Thayna Custódio Ramos Costa (AECD-Macaé-RJ), ouro nos 75 m e nos 250 m, ao lado de Josué Alves Menezes (Estação Conhecimento Serra-ES), campeão dos 100 metros com barreiras, foram os melhores atletas da competição.
O Campeonato Brasileiro Interclubes - CBI® Sub-16 de Atletismo Loterias Caixa recebe o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240