A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou, nesta sexta-feira (05), as novas normas oficiais para as competições nas diferentes categorias de idade. Estas normas seguem as determinações da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE).
Entre as decisões está a idade mínima para atletas disputarem provas de maratona (corrida de 42,105 km), masculina e feminina, e marcha de 50 km, masculina. Também foi mantida a idade mínima de 15 anos para o atleta poder competir na categoria menor (15, 16 e 17 anos).
No entanto, atletas da categoria menor, com 16 anos e 17 anos, poderão disputar competições de juvenis (menos de 20 anos), sub 23 e adultos.
Mas, há restrições.
MENOR. Na categoria menor, os atletas poderão disputar, em uma mesma competição, no máximo, duas provas individuais e uma de revezamento. Em caso de prova de pista, apenas uma poderá ter distância superior a 200 m. NOTA: Atletas com 15 anos só podem competir na categoria menor.
JUVENIL. Atletas menores, com 16 e 17 anos, podem disputar as competições de juvenis (sub 20), mas devem ser observadas as mesmas restrições impostas aos eventos da categoria menor.
SUB 23 E ADULTO. Quando atletas de 16 e 17 anos participarem de competições sub 23 e adulta, além das restrições acima, também não poderão disputar as seguintes provas:
No masculino: Arremesso do Peso; Lançamentos do Disco, Martelo e Dardo; e Decatlo. No masculino e no feminino: 10.000 m, maratona e marcha.
RESTRIÇÕES A JUVENIS. Atletas da categoria juvenil, com 18 e 19 anos, poderão participar de eventos sub 23 e adultos. Mas não poderão disputar as provas de maratona e marcha 50 km.
NOTA: Apenas atletas com 20 anos ou mais poderão disputar as provas oficiais de maratona e marcha 50 km.
A CBAt recomenda que sejam programados eventos para atletas mirins (13 e 14 anos) e pré-mirin (11 e 12 anos). Para crianças com 10 anos ou menos são vedadas as competições. Neste caso, a CBAt indica a realização de festivais, para que se possa conhecer melhor o esporte.
As novas categorias de idade devem ser observadas pelas Federações filiadas, em todos os eventos que vierem a ser homologadas pela CBAt. O presidente da Confederação, Roberto Gesta de Melo, observa que estas normas `visam, acima de tudo, proteger os atletas, especialmente os mais jovens`.