CAMPEONATOS BRASILEIROS LOTERIAS CAIXA SUB-16 DE ATLETISMO
#somosatletismo #brasil

BRASILEIRO SUB-16

Clubes reveladores de atletas são atração em Timbó


Assessoria de Comunicação

12 de outubro



Bragança Paulista – O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 é a categoria de entrada nas competições nacionais da modalidade, o que revela o ótimo trabalho de várias equipes na descoberta e revelação de valores, com vistas ao futuro do esporte. A competição será disputada desta sexta-feira (14/10) a domingo (16/10) no Complexo Esportivo de Timbó, Santa Catarina, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Vários dos clubes participantes, por exemplo, fazem parte dos Centros de Formação de Atletismo (CFA), apoiados pela CBAt, carinhosamente chamados de Centrinhos. Entre os que figuraram em 2021, divididos em selos ouro, prata e bronze, estavam por exemplo Centro Olímpico (SP), CASO (DF), FECAM ASSERCAM (PR), Projeto Atletismo Campeão (PE), AA Paranavaí (PR), Corville (SC) e Londrina (PR), todos com representantes em Timbó.

O CASO inscreveu 14 atletas na competição. “Estamos com uma equipe forte e temos alguns destaques, como sempre, na marcha atlética, mas também em outras provas”, comentou o treinador João Sena. “Nos 3.000 m marcha temos a Mychelle Rodrigues de Souza, segunda colocada no Ranking Brasileiro (18:10), que também está inscrita nos 1.000 m com obstáculos e revezamento 4x75 m”, prosseguiu. “Temos ainda Beatriz Bernardo Lopes e a Mariana Dias Santos, no feminino, e João Victor Rodrigues de Souza, líder dos 5.000 m marcha (27:21), que é um forte competidor.”

Já a Orcampi, clube ligado ao Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, de Campinas (SP), inscreveu 21 atletas. “Nosso objetivo é sempre trabalhar a longo prazo, os resultados começam a aparecer no Sub-18 ou no Sub-20”, comentou o treinador Alex Sandro Lopes.

Kauê Elói de Oliveira, filho do também treinador Sinval Souza de Oliveira, é um dos destaques da equipe. Ele é vice-líder dos 100 m com barreiras (13.93) e do pentatlo (2.802 pontos). “Estamos com revezamentos 4x75 m fortes, além de bons representantes em outras provas individuais”, prosseguiu Alex. “Se ficar entre os oito primeiros na classificação geral, estará de bom tamanho.”

Outro clube tradicional das categorias de base é o ASA Sorriso (MT), campeão do Brasileiro Sub-16 de 2015, terá 16 atletas em Timbó. “Vamos com uma boa equipe para tentar manter os bons resultados nesta categoria”, lembrou o treinador Marcos Vieira. “Entre os que tem possibilidades de conquista de medalhas estão Gabriel Machado Martins (triplo) e Mariana Gabriela de Almeida (no salto em distância e pentatlo).”

A equipe da Geração Atletismo de Cianorte (PR) também revela valores. De acordo com a treinadora Tamires Aparecida dos Santos, da Prefeitura Municipal de Cianorte, a equipe terá 15 atletas. “Vamos com um time jovem, mas bem competitivo. As perspectivas são de que cada um dê o seu melhor, aprendam a controlar o nervosismo em competição e avançar nessa parte de formação. Conta muito esse controle psicológico numa etapa em que estão aprendendo a competir para que façam boas provas”, disse a treinadora.

“Os destaques são Juliany Francisco da Costa, campeã brasileira sub-16 em Cascavel nos 1.000 m com obstáculos que vai competir nos 1.000 m com obstáculos e nos 300 m com barreiras. Ela foi bronze nos 2.000 m no Brasileiro Sub-18 e no Sul-Americano Sub-18”, continuou. “Outro destaque é Laura Graeff Borges Nunes, que no Brasileiro 2021 foi bronze no pentatlo.”

Além de ser transmitida ao vivo pelo YouTube da CBAt, o público interessado tem entrada gratuita na instalação esportiva, sem a necessidade de ingresso. O Complexo fica na Rua Gustavo Piske – Padre Martinho Stein, em Timbó.

O Campeonato Brasileiro reunirá 856 inscritos de 115 clubes de todo o País. A competição será aberta às 8:10 de sexta-feira, com a qualificação A do lançamento do disco masculino e termina às 16 horas de domingo com a final por tempo do revezamento 4x75 m masculino.

Mais informações como participantes e programa horário CLIQUE AQUI

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS VEJA AQUI

A Fundação Municipal de Esporte (FME) da Prefeitura de Timbó (SC) é parceira na realização do Brasileiro Sub-16.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.