CAMPEONATOS BRASILEIROS LOTERIAS CAIXA SUB-16 DE ATLETISMO
#somosatletismo #brasil

BRASILEIRO SUB-16

Centro Olímpico é o campeão brasileiro sub-16


Assessoria de Comunicação

16 de outubro



Timbó (SC) - A AD Centro Olímpico de São Paulo é a campeã brasileira sub-16, categoria de entrada nas competições nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo. A equipe venceu pela sétima vez o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16, encerrado neste domingo (16/10), após três dias de disputas, no Complexo Esportivo de Timbó, Santa Catarina. Em 12 edições (em 2020 a competição não foi realizada) o Centro Olímpico ficou com o título em 7 delas - 2011, 2012, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022.

O Centro Olímpico venceu na classificação geral, com 147 pontos, e também no feminino, com 95 pontos. No masculino, ficou em segundo lugar, com 51 pontos, atrás da Corville (SC).

"Esse sétimo título em 12 edições do Brasileiro Sub-16 é muito importante. São várias gerações passando e vencedoras. Isso consolida o nosso trabalho de formação. Nada seria possível sem o longo apoio da Prefeitura de São Paulo", afirmou o treinador Victor Fernandes, coordenador de Atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, que trouxe para o Brasileiro um time de 27 atletas.

A vice-campeã no geral foi a Sogipa, com 82 pontos, também a segunda colocada no feminino (46). A Corville, de Santa Catarina, foi a terceira colocada na classificação geral (81) e a campeã no masculino (51).

No geral, o quarto e quinto colocados foram a Orcampi (69) e o CASO (67), também o terceiro no masculino (46). A Geração Atletismo Cianorte foi a terceira (38) no feminino.

Os melhores atletas da competição foram Juliany Costa e Lucas Rosa, que ganharam duas medalhas de ouro cada um, ela nos 1.000 m com obstáculos e nos 300 m com barreiras, e ele nos 100 m e nos 300 m com barreiras.

Por Estado, o campeão no quadro de medalhas foi São Paulo com 23 (9 de ouro, 9 de prata e 5 de bronze), seguido do Paraná, com 20 (8 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze) e Santa Catarina, com 19 (4 de ouro, 8 de prata e 7 de bronze).

Números - Um total de 821 atletas de 128 clubes foram inscritos para a competição, em Santa Catarina.

Mais de 45 mil pessoas assistiram pelo canais do YouTube e Facebook da CBAt os três dias de transmissões ao vivo. 

Foram encaminhados para a reciclagem 4.800 copos de plástico reciclados e 50 caixas de papelão.

Um total de 143 formulários foram preenchidos para que os atletas medalhistas - de ouro, prata e bronze - tenham direito ao convênio médico da Prevent Senior NewOn. O atleta voluntário Giovanni Martino Pichetti teve atuação decisiva na ação da CBAt. Giovanni é line backer do Timbó Rex - que está na semifinal do Campeonato Brasileiro - e da seleção brasileira de futebol americano.

Também foram arrecadados alimentos para doação durante o evento. 

Um total de 250 atletas foram instruídos no espaço Jogo Limpo da Autoridade Brasileira Antidopagem (ABCD) durante o Brasileiro Sub-16.

Todos os resultados do Brasileiro Sub-16 estão disponíveis no site da CBAt CLIQUE AQUI

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS VEJA AQUI

A Fundação Municipal de Esporte (FME) da Prefeitura de Timbó (SC) é parceira na realização do Brasileiro Sub-16.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.