GP Brasil São Paulo - Continental Tour
#somosatletismo #brasil

NO CENTRO OLÍMPICO

Dudu é uma das atrações do GP Brasil de Atletismo


Assessoria de Comunicação

9 de maio



São Paulo - O mineiro Eduardo Ribeiro Moreira já demonstra desde as categorias de base ter talento de sobra nos 800 m, prova que já teve corredores como Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães, entre outros, campeões em Olimpíadas, Mundiais e Pan-Americanos. E vem comprovando seu talento a cada temporada. Dudu, como é chamado pela comunidade, é uma das atrações do Grande Prêmio Brasil Loterias Caixa de Atletismo, que será disputado nesta quarta-feira (10/5), no Centro Olímpico, na Vila Clementino, em São Paulo.

A entrada para o público é gratuita e a competição será transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil e Canal Olímpico do Brasil.

No domingo (7/5) Dudu, Pinheiros-SP, brilhou no Torneio Internacional Loterias Caixa – GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva de Atletismo, em Bragança Paulista (SP), ao vencer os 800 m, com 1:45:10, recorde pessoal e liderança no Ranking Mundial da World Athletics de 2023. Ele surgiu este ano como uma grande promessa nos 800 m, prova que já teve outros grande talentos.

O resultado aumentou sua expectativa para a competição desta quarta-feira. “Estou sempre pensando no índice para o Mundial – 1:44:70 – um número que não sai da minha cabeça. Estou sempre pensando nele, quando vou para o treino, quando entro na competição.” O Mundial de Budapeste, na Hungria, será de 19 a 27 de agosto. “E este também é o índice para a Olimpíada de Paris-2024”, comenta Dudu. “Quero ir para o Mundial, o Pan de Santiago e para a Olimpíada”, afirma.

A melhor marca anterior do atleta do Pinheiros, treinado por Clodoaldo Lopes do Carmo, em Bragança Paulista, era de 1:45:32, obtida na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo, também em Bragança – até então a segunda melhor do mundo da temporada e oitava melhor de todos os tempos no Brasil. “Naquele dia não tinha coelho como no GP e ventava, mas por esses resultados sei que esta vai ser uma boa temporada. E vou competir na Europa para ganhar experiência”, disse Dudu, que viaja no dia 20 de maio – sua primeira competição será dia 26 de maio, no Meeting Jaén Paraíso Interior 2023, em Andajur, Espanha.

O campeão olímpico nos 800 m Joaquim Cruz, que sempre manda mensagens para Dudu, é sua inspiração. "Li o livro ‘Matador de Dragões’, sobre a vida do Joaquim e me inspirei nele para o atletismo, ainda em Lavras", comentou o atleta nascido em Lavras (MG), em 9 de janeiro de 2001, descoberto aos 12 anos num teste escolar pelo falecido treinador Fernando Roberto de Oliveira, do CRIA Lavras, um centro importante de formação de novos talentos do Brasil, ligado a Universidade Federal de Lavras.

Dudu estava qualificado para o Mundial Sub-20 de Nairóbi, em 2020, e viveu a frustração de ver a competição adiada por causa da pandemia global da COVID-19. Naquele ano, havia corrida a prova duas vezes abaixo do então índice exigido pela World Athletics: 1:50:55 e 1:48:96. Em 2021, venceu o Troféu Brasil em São Paulo, com 1:46:60. Foi também o campeão do Troféu Brasil de 2022, no Rio de Janeiro (1:47.24), quando recebeu as medalhas do campeão olímpico Joaquim Cruz e do campeão mundial Zequinha Barbosa, integrantes do programa Ídolos do Atletismo.

Mais informações como programa horário e normas de funcionamento estão disponíveis no hotsite, com entrada pelo home do site da CBAt.

TUDO SOBRE O GP BRASIL

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.