VOCÊ ESTÁ EM: /

HOME /NOTÍCIAS /

Rosângela Santos é agraciada com o 1º Prêmio Melânia Luz pelo Comitê Olímpico do Brasil

categoria

Atletismo Brasil

Juntamente com a nadadora olímpica Joanna Maranhão a velocista brasileira, medalha de bronze com o revezamento 4x100 m em Pequim-2008, recebeu a homenagem no encerramento do II Fórum Mulher no Esporte, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

POSTADO EM: 16/04/2025
Imagem de capa da notícia: Rosângela Santos é agraciada com o 1º Prêmio Melânia Luz pelo Comitê Olímpico do Brasil

Fabiana Alvim, Joanna Maranhão, Yane Marques, Rosângela Santos e Maria Emília

(foto: Divulgação/COB)

A velocista olímpica Rosângela Santos foi agraciada com o 1º Prêmio Melânia Luz - destinado a mulheres que transformaram o cenário esportivo nacional -, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na terça-feira (15/4), no encerramento do II Fórum Mulher no Esporte, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A nadadora olímpica Joanna Maranhão também foi homenageada com o Prêmio Melânia Luz. 

A homenagem reforça o compromisso do COB em reconhecer mulheres que, assim como Melânia, contribuem para um cenário esportivo mais igualitário e inspirador.

Melânia Luz foi a primeira mulher negra brasileira a disputar os Jogos Olímpicos, em Londres 1948. Membro do Hall da Fama do COB e Emérita da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), quebrou barreiras significativas apenas 50 anos após a abolição da escravatura no Brasil. Três vezes medalhista sul-americana em provas de pista, abriu caminhos para que outras mulheres negras também conquistassem espaço no esporte.

Melânia Luz morreu em 2016, aos 88 anos. A sua filha Maria Emília estave na Cidade das Artes e entregou as placas às atletas. “Tudo que foi falado aqui eu só ficava pensando 'se minha mãe estivesse viva, como seria?'. Ela não tinha noção do quanto ela foi precursora de tudo isso. Só tenho a agradecer, gratidão por estarem lembrando do nome da minha mãe”, disse Maria Emília.

Rosângela Santos e Joanna Maranhão são as primeiras vencedoras do Prêmio Melânia Luz. Rosângela iniciou sua trajetória no atletismo aos nove anos, treinando na Vila Olímpica de Padre Miguel, no Rio. Aos 17 anos, já integrava o revezamento brasileiro que disputou a final olímpica do 4x100m em Pequim 2008 e herdou a medalha de bronze após declassificação da Rússia por doping.

“A primeira foi Melânia, primeira negra que abriu a porta para que eu hoje pudesse estar aqui”, disse Rosângela. “Ser atleta já é um desafio, ser mulher e atleta é ainda mais árduo, mas fomos escolhidas para inspirar e abrir caminhos. Como atletas, técnicas, árbitras, CEOs, vice-presidentes... em qualquer função que quisermos desempenhar”, completou.

PERFIL ROSÂNGELA SANTOS

MELÂNIA LUZ NO HALL DA FAMA

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br

Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240

World Athletics
atletismosudamericano
panamerican
cob
ABCD
Jogo limpo

SISTEMA DE GESTÃO

sge

DESENVOLVIDO POR

bigmidia